«The Fabulous Marceneiro» reeditado em CD


Por altura do cinquentenário do álbum «The Fabulous Marceneiro», chega ao mercado esta semana uma edição em CD, com o som remasterizado a partir das bobines originais, incluindo-se cinco fados extra.
O LP original, editado em 1961, incluía 12 fados, aos quais a actual edição juntou outros cinco temas: quatro temas e o fado «Minha Freguesia», com letra de Armando Neves na música do Fado CUF, de autoria do próprio Marceneiro e gravado em 1962.
Dois duetos são com Fernanda Maria («Bairros de Lisboa» e «A Camponesa e o Pescador»), gravados em 1960, e um com Fernando Farinha («Antes e Depois»), do qual se apresentam duas versões, ambas gravadas em 1962.
Os 12 fados  que integram o LP original, agora disponível em CD, são «Senhora do Monte», «Lembro-me de Ti», «O Amor é Água que Corre», «Mocita dos Caracóis», «A Viela», «Ironia», «A Casa da Mariquinhas», «Amor de Mãe», «A Menina do Mirante», «O Lenço», «O Bêbado Pintor» e «O Leilão».
A maioria das melodias é de Alfredo Marceneiro, como o Fado Laranjeira, Fado Cravo, Fado Louco ou Fado Mocita dos Caracóis.
A edição inclui ainda fotos da época, nomeadamente uma do fadista a olhar a montra da antiga loja da Valentim de Carvalho, que expunha o seu disco, acabado de sair, e ainda a reprodução do artigo de Guedes Amorim, da «Ilustração» de 1931, e textos de David Ferreira, intitulado «A Construção Duma Lenda», e do guitarrista José Pracana, amigo de Marceneiro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concertos da Semana (1 a 7 de Maio)

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos