Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2012

Mónica Ferraz despedida dos Mesa

Imagem
   João Pedro Coimbra, compositor, letrista e fundador dos Mesa, dispensou a vocalista Mónica Ferraz, segundo confirmou um comunicado oficial. As razões para o despedimento da cantora não foram explicadas: «João Pedro Coimbra abdicou dos préstimos de Mónica Ferraz, escusando-se a revelar as causas desta decisão». A nova vocalista dos Mesa chama-se Rita Reis e já gravou o tema «Ela Domina», que vai ser o novo single de «Automático», álbum editado pelos Mesa no final de 2011. «Estou entusiasmado com esta nova fase dos Mesa. Temos muitas novidades a acontecer e a Rita Reis trouxe outras possibilidades às músicas. Quero gravar um disco novo o mais depressa possível. E estou ansioso para voltar à estrada», disse em comunicado João Pedro Coimbra. O teledisco do novo single vai contar com argumento do humorista e radialista Nuno Markl e a nova formação dos Mesa vai estrear-se ao vivo em palcos de Lisboa e Porto.

Jorge Palma vence Prémio Pedro Osório

Imagem
  O compositor e intérprete Jorge Palma venceu a primeira edição do Prémio Pedro Osório, segundo divulgou a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), que instituiu o galardão, com o objectivo de homenagear o maestro falecido no passado mês de Janeiro. Jorge Palma foi distinguido pelo álbum «Com Todo o Respeito», editado pela EMI Music Portugal, em Outubro do ano passado. O prémio, com periodicidade anual e o valor pecuniário de dois mil euros, vai ser entregue numa cerimónia a realizar na sede da SPA em data a anunciar.

Os Azeitonas viram fenómeno devido a concorrente dos Ídolos

Imagem
O tema «Anda Comigo Ver os Aviões» d'Os Azeitonas torna-se um fenómeno nas redes sociais devido à sua interpretação de um concorrente, Bruno Vieira, no casting do programa da SIC «Ídolos», que foi para o ar no passado domingo. A banda afirmou na sua página oficial do Facebook que «foi muito emocionante ver o Bruno a partir a loiça toda com uma música nossa», acrescentando que «nunca, em dez anos de banda, tínhamos tido tanta afluência aos nossos vídeos no Youtube». Segundo Os Azeitonas, o seu site oficial, pela primeira vez «de sempre, empancou de tanto tráfego». A banda demonstrou o seu apoio ao concorrente, dizendo que, além de bem cantado, o tema «foi muito bem tocado também». No casting o concorrente Bruno Vieira obteve rasgados elogios da parte do júri, constituído por Manuel Moura dos Santos, Bárbara Guimarães, Pedro Abrunhosa e Tony Carreira, tendo este último ficado ainda surpreso por não conhecer o tema. Por sua vez, Pedro Abrunhosa afirmou que «Anda Comigo Ver os

Top Nacional: David Fonseca entra directamente para terceiro

Imagem
O pódio do Top Nacional de Vendas é pautado por uma novidade: a entrada para a terceira posição do novo álbum de David Fonseca, «Seasons - Rising». Em segundo lugar continua Carminho com o seu «Alma», só ultrapassada por Pablo Alborán com «En Acústico». Ainda no Top 10, é de registar a quarta posição de «As Canções de Maria» de Maria de Vasconcelos, o novo disco dos Wraygunn, «L'Art Brut», que desceu duas posições, para quinto lugar, e logo a seguir, em sexto lugar, o álbum homónimo de Missy M, a revelação da série «Morangos Com Açúcar».

Cante Alentejano na UNESCO só em 2013

Imagem
O Cante Alentejano só deve ser candidato a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2013. A comissão responsável pela candidatura do cantar tradicional do Alentejo escreveu numa carta divulgada pela SIC Notícias, que a proposta «ainda não está amadurecida e que pode ser chumbada», não seguindo assim os passos do Fado, considerado Património Imaterial da Humanidade no ano passado. A proposta deveria ser apresentada até ao dia 30 de Março na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris. Os responsáveis pretendem apenas concorrer em 2013, por «desejarem uma candidatura vencedora e não um insucesso que a todos iria afectar», como diz António Almeida Ribeiro, presidente da Comissão Nacional da UNESCO. De acordo com o canal, Carlos Medeiros, o presidente da comissão executiva da candidatura, não aceita a decisão e ameaçou deixar o projecto.

Mia Rose faz primeira parte de James Morrison

Imagem
  James Morrison actua nos coliseus de Lisboa (hoje) e Porto (amanhã), com a luso-britânica Mia Rose na primeira parte. Os bilhetes custam entre 30 e 35 euros (Lisboa) e entre 23 e 35 euros (Porto). Conhecido por êxitos como « You Give Me Something », James Morrison acaba de lançar o álbum «The Awakening».

Lançamentos da Semana: Blasted Mechanism, Morangos All Stars e Supernada

Imagem
«Blasted Generation» marca o regresso dos Blasted Mechanism aos discos, três anos depois de «Mind at Large» (2009). O novo trabalho adiciona sons africanos e sons asiáticos, bem como efeitos e repetições que «recriam o orgânico num ambiente laboratorial». « Blasted Generation » é o single de avanço. «Morangos All Stars» reúne os grandes êxitos das revelações saídas da série da TVI: D'ZRT, FF, 4Taste, Just Girls, Escola de Talentos e mais recentemente Missy M. « Para Mim Tanto Faz », « Bye, Bye », « Só Tu Podes Alcançar » ou « O Meu Verão Não Acabou », são apenas alguns exemplos. O disco de estreia dos Supernada, banda criada em 2002 e da qual faz parte o músico Manuel Cruz, chama-se «Nada É Possível». Além de Manuel Cruz na voz (Pluto, Ornatos Violeta e Foge Foge Bandido), o grupo é também formado por Francisco Fonseca na bateria (Amarguinhas), Ruca Lacerda na guitarra (Pluto e Insert Coin), Miguel Ramos no baixo (Insert Coin) e Eurico Amorim n

Deolinda gravam programa para o canal Mezzo na Córsega

Imagem
  Os Deolinda estreiam-se na Córsega este sábado, onde vão gravar em Ajaccio, capital da ilha francesa, no mar Mediterrâneo, um concerto para o canal televisivo Mezzo. Depois da Córsega, o grupo vai regressar a Portugal para uma série de concertos e, em finais de Abril, partem para o Reino Unido onde vão dar início àquela que será a sua primeira digressão por «terras de Sua Majestade», depois dos muitos concertos realizados em Londres. No Mezzo, os Deolinda sucedem a Ana Moura, Mísia e Katia Guerreiro, os outros nomes portugueses que também gravaram na Córsega para o canal televisivo francês. O convite do Mezzo, segundo Ana Bacalhau, «enche a banda de orgulho».

José Cid assina com produtora de Elton John

Imagem
  A produtora norte-americana Mark Sonder Productions assinou um contrato com José Cid. A novidade foi anunciada no site e no LinkedIn da empresa que anuncia José Cid como «o pai do Pop/Rock português». De acordo com a nota de imprensa, a Mark Sonder Productions vai ser representante do artista em todo o território da América, tanto no norte como no sul. «O José Cid é um performer de pop-rock de destaque em Portugal. José já fez tournées na Europa, em África, na Austrália e no Canadá, tendo chegado a ter audiências de 20 mil pessoas», destaca ainda a produtora. Na divulgação do contrato, a Mark Sonder Productions destaca ainda os prémios da carreira do músico, referindo os Emmys, os três discos de platina, os seus oito discos de ouro e os 25 discos de prata. A Mark Sonder Productions é uma agência de entretenimento, formada em 1985, que trabalha com artistas conceituados do panorama musical como Elton John, Bon Jovi, Blondie e Fergie (Black Eyed Peas). José Cid inicia as

Pódio do Top Nacional de Vendas dominado por portugueses

Imagem
  O álbum «Alma» de Carminho caiu para a segunda posição do Top Nacional de Vendas, tendo sido ultrapassada por «En Acústico» de Pablo Alborán que recupera assim a liderança. De registar a nova entrada de «L'Art Brut», o novo disco dos Wraygunn, para a terceira posição, relegando «As Canções de Maria» de Maria Vasconcelos para o quarto lugar,  A revelação da série da TVI «Morangos Com Açúcar», Missy M, cai do quinto para o sexto lugar da tabela de vendas de discos nacional.

Carlos do Carmo recebe Chave da Cidade de Santiago do Cacém

Imagem
  Carlos do Carmo vai receber a Chave da Cidade de Santiago do Cacém, uma proposta feita pelo presidente da Câmara Municipal e aprovada por unanimidade pela Câmara e Assembleia Municipal. Nas comemorações dos 38 anos do 25 de Abril, Carlos do Carmo é o convidado da Câmara Municipal para o concerto comemorativo da Revolução de Abril que a autarquia oferece à população. A entrega da Chave da Cidade visa, segundo o autarca, o reconhecimento do município a um «homem de Abril que ao longo da sua vida sempre defendeu os valores da liberdade e da democracia e trata-se também da entrega de um elevado galardão a alguém de grande mérito que nos visita». Até aqui somente em duas ocasiões a Chave da Cidade de Santiago do Cacém tinha sido atribuída: à Associação 25 de Abril e ao ex-Presidente da República, Jorge Sampaio. O concerto realiza-se no dia 24 de Abril, às 21h30 no Quinta do Chafariz. Nele, o fadista vai interpretar um tema com letra de José Saramago, tema que só interpreta em

Carminho no Top 5 do iTunes em Espanha

Imagem
  O novo álbum de Carminho, «Alma», entrou para a quinta posição do top de vendas de álbuns do iTunes em Espanha e entrou directamente para o primeiro lugar do Top Nacional de Vendas em Portugal, depois do sucesso alcançado com o dueto com o espanhol Pablo Alborán. Este novo disco da fadista foi lançado simultaneamente em Portugal, Finlândia, Suécia e Espanha.

Lançamentos da Semana: David Fonseca, Laia e Rosa Fogo

Imagem
David Fonseca lança o seu quinto álbum de originais, «Seasons - Rising», o primeiro volume de um conceito inovador que relata um ano da vida do cantor, canção após canção, numa associação das suas composições ao calendário. O single de avanço é o tema « What Is Life For ». O segundo volume, «Seasons - Falling» é editado no dia 21 de Setembro. «Sogra» é o título do segundo disco dos Laia e que sucede a «viva jesus e mais alguém» de 2009. Contaram com a participação de Pedro Gonçalves (Dead Combo) em dois temas, «Lazabila» e «Ninfa», este último conta ainda com a colaboração de Ricardo Parreira, na guitarra portuguesa. O disco tem inspiração na matriz rock e em raízes de música popular portuguesa. É lançada esta semana a banda sonora da telenovela da SIC, «Rosa Fogo». A novela, com uma grande componente de paixão e tango, é marcada por muitas músicas portuguesas, a começar pelo genérico, com o tema « A Máquina (Acordou) » dos Amor Electro. No álbum faltam tem

Tiguana Bibles terminam

Imagem
Os Tiguana Bibles acabaram ao fim de três anos no activo. Segundo noticia o jornal «Correio da Manhã», a banda de Kaló (Bunnyranch) e Victor Torpedo (Tédio Boys, Parkinsons) colocou um ponto final na sua existência devido a «esgotamento». O guitarrista assume que se trata de uma decisão quase irreversível. «Era uma boa banda. Tenho pena mas não dependia só de mim. Não aguentámos algumas diferenças no grupo e algumas diferenças musicais», afirmou Torpedo. Os Tiguana Bibles deixam um álbum, «In Loving Memory of...», lançado em Setembro de 2011, e um EP, «Child of the Moon» (2009).

Carminho lidera Top Nacional de Vendas

Imagem
  Carminho estreia-se na liderança da contagem nacional de vendas de discos com «Alma», o seu mais recente registo, remetendo assim para segundo lugar o líder das últimas semanas: o álbum de Pablo Alborán no qual também participa, «En Acústico». O pódio fica completo com a estreia em terceiro lugar de Maria de Vasconcelos com «As Canções da Maria». Missy M, o novo fenómeno musical saído da série «Morangos Com Açúcar» da TVI, desceu para o 5.º lugar. No Top 10, ocupando a décima posição, está o mais recente álbum de Boss AC «AC Para os Amigos», cujo single «Sexta-feira (Emprego Bom Já)» é já um êxito a nível nacional.

Missão: Canadá organiza concerto de angariação de fundos

Imagem
  Darko, Frankie Chavez, October Flight, Mikkel Solnado e Youthless estão quase de partida para a Slacker Canadian Music Week onde vão representar Portugal numa das maiores conferências da indústria da música mundial. Antes de partirem para o Canadá, os músicos vão estar no Clube Ferroviário no dia 15 de Março a partir das 22h00, num concerto organizado pela Missão: Canadá em conjunto com a Void Creations, com o objectivo de angariar fundos que ajudem a financiar a representação portuguesa nesta feira de música internacional. O valor da venda dos bilhetes (10 euros) para este concerto reverte 100 por cento a favor do projecto Missão: Canadá que tem desenvolvido uma série de acções que pretendem prestar o apoio logístico e financeiro necessário à deslocação das bandas portuguesas à Slacker Canadian Music Week.

Linda Martini no Primavera Sound espanhol

Imagem
  Os Linda Martini vão marcar presença na edição espanhola do Primavera Sound, a decorrer entre 30 de Maio e 3 de Junho. A novidade foi anunciada na página do Facebook da banda, no site do festival e desenvolvida no «Bodyspace». Uma semana depois o Primavera Sound aterra no Porto, mais concretamente no Parque da Cidade, para a sua primeira edição em solo nacional.

Lançamento da Semana: Wraygunn

Imagem
A banda de Paulo Furtado, os Wraygunn, está de regresso aos discos, lançando agora «L'Art Brut». O sucessor de «Shangri-La» de 2007 tem como single de apresentação o tema « Don't You Wanna Dance? » e tem produção de Nelson Carvalho e Paulo Furtado. O grupo já tem concertos marcados em Lisboa, Tondela, Coimbra e Porto.

Filipa Sousa vence Festival RTP da Canção 2012

Imagem
  Filipa Sousa venceu ontem o Festival RTP da Canção 2012, que teve como tema dominante o Fado, Património Imaterial da Humanidade, com a canção «Vida Minha». O tema foi composto por Andrej Babic (música) e Carlos Coelho (letra), dupla que venceu o Festival RTP da Canção 2008 com a canção «Senhora do Mar» interpretada por Vânia Fernandes e que alcançou o 13.º lugar na Eurovisão, em Belgrado, Sérvia. A canção vencedora alcançou a pontuação máxima não só do Júri Nacional, como também do tele-voto do público. Vai agora competir numa das duas semi-finais do Festival Eurovisão da Canção 2012, a 24 de Maio, em Baku, no Azerbaijão, de modo a apurar-se para a grande final a realizar-se no dia 26 de Maio. Todas as músicas a concurso tiveram um apontamento que remetia para o Fado, nomeadamente a inclusão da guitarra portuguesa. Filipa Sousa ficou conhecida pela sua participação no programa da RTP «Operação Triunfo» de 2007.

Três bandas portuguesas actuam no Texas

Imagem
  As bandas portuguesas :papercutz, Dead Combo e You Can't Win Charlie Brown integram o cartaz do festival norte-americano South by Southwest (SXSW), que decorre a partir de hoje até ao próximo dia 18 em Austin, no Texas. Para os :papercutz, esta é a segunda vez que actuam no festival norte-americano. O grupo de Vila do Conde fez parte do alinhamento do SXSW em 2010. A banda, formada por Bruno Miguel e Melissa Veras, vai a Austin apresentar temas do novo álbum, «The Blur Between US», o segundo da carreira, com edição prevista para o início da primavera. Para os Dead Combo, está vai ser a primeira incursão no festival. Na bagagem, a dupla Pedro Gonçalves e Tó Trips leva o quarto álbum, «Lisboa Mulata», editado em Outubro do ano passado. Também para os You Can't Win Charlie Brown esta é uma estreia no festival SXSW, onde vão apresentar as canções do álbum de estreia, «Chromatic», editado em 2011, que sucedeu a um EP, homónimo, de 2010.

Rita Redshoes canta hoje temas de «outras mulheres»

Imagem
  Estreia hoje, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, o novo espectáculo de Rita Redshoes «The Other Women - O Mundo nas Canções d'Elas». Em palco, Rita Redshoes vai homenagear as «autoras, compositoras e intérpretes que, pela sua criatividade, a inspiraram desde que despertou para a música», recriando canções de artistas como PJ Harvey, Loretta Lyn, Lhassa de Sela, Joan Jett, Nina Simone, Dolly Parton, Joni Mitchell, Amélia Muge, Patti Smith ou Sheryl Crow, em jeito de agradecimento às mulheres que, desde sempre, «elevaram e reivindicaram o papel da mulher na arte em particular e na sociedade em geral». Seguem-se passagens por Tomar (9 de Março), Sines (17 de Março), Leiria (7 de Abril), Sesimbra (21 de Abril), Torres Vedras (24 de Abril), Porto (6 de Maio) e Beja (12 de Maio).

Canadian Music Week: campanha para financiar presença de portugueses

Imagem
  A Missão: Canadá associou-se à PPL - Crowdfunding Portugal e lançou uma plataforma de crowdfunding que vai ajudar a financiar a viagem e despesas dos artistas portugueses confirmados na Canadian Music Week (CMW). Crowdfunding (ou financiamento colectivo) é uma forma simples de angariação de financiamento para um projecto através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses. A angariação de fundos através da plataforma PPL garante aos investidores uma retribuição directa do seu investimento, desde que dentro dos diferentes níveis de financiamento disponíveis. Assim, na página da PPL da Missão: Canadá está disponível uma lista de recompensas que vão desde o download de um mini-álbum com um tema de cada artista para quem investir 10 euros até uma viagem e estadia acompanhado e documentado (fotos/vídeo/textos) a Missão: Canadá durante toda a aventura na Canadian Music Week (entre outras retribuições) para quem investir 1500 euros.

Lançamentos da Semana: Carminho, HMB, Rogério Charraz e Fingertips

Imagem
Carminho lança o seu segundo álbum, «Alma». O sucessor de «Fado» inclui músicas originais mas também versões de artistas como Amália Rodrigues, Chico Buarque e Vinicius de Moraes, num total de 17 temas. Além da edição normal em CD e formato digital, também chega às lojas um lançamento especial com um DVD com dois temas extra e o filme-concerto «Carminho no Lux», realizado por João Botelho. Os HMB lançam o seu disco de estreia, homónimo, que expressa com a alma os valores do amor e a complexidade dos relacionamentos, que nos desperta para as causas socais e da convivência em sociedade. « Dia D » é o single de apresentação, que vai buscar influências ao soul e ao R&B. Rogério Charraz lança «A Chave», um disco constituído por 11 canções e conta com três participações especiais, de Ana Laíns, no tema «Gostava de Ser Diferente», de José Mário Branco em «E Contra a Dita a Gente Grita!» e de Rui Veloso em «Blues e Poesia». Um ano depois de «V

Rodigo Leão cabeça de cartaz do festival «Três Culturas»

Imagem
Portugal é este ano o país convidado do 13.º Festival Três Culturas, de Múrcia (Espanha), num cartaz encabeçado por Rodrigo Leão, no qual participam ainda o inglês Michael Nyman e o belga Wim Mertens. O ciclo em que participam os três músicos denomina-se «Concertos pela Tolerância» e decorre entre 21 e 23 de Maio, no âmbito do festival que se prolonga de 14 a 26 desse mês. Os organizadores destacam que, na edição deste ano, o fado terá um lugar de relevo em reconhecimento pela sua nomeação em Novembro como Património Imaterial da Humanidade. A edição de 2012 conta com a participação adicional de artistas da Alemanha, Egipto, Israel, Marrocos, Cuba, México, Rússia, Sahara, França e Senegal, entre outros.

Marco Rodrigues convidado especial de Maria Gadú

Imagem
  Marco Rodrigues é o convidado especial de Maria Gadú para os seus concertos nos Coliseus, a decorrerem a 24 e 26 de Maio, em Lisboa e no Porto, respectivamente. Recorde-se que o músico participa no novo álbum da artista brasileira, «Mais uma Página», com o tema « A Valsa ». O brasileiro Lenine é responsável por outra das colaborações do disco, que estará em apresentação nas duas datas da cantora em Portugal. Os bilhetes para o concerto de Lisboa custam entre 25 e 60 euros. Para o espectáculo do Porto variam entre 20 e 55 euros.

Coimbra organiza Festival José Afonso 2012 em Setembro

Imagem
  A autarquia de Coimbra já apresentou a programação da edição 2012 do Festival José Afonso, iniciativa realizada pela primeira vez em 1989, dois anos depois da morte do cantor e que consta de três espectáculos musicais. O espectáculo inaugural, intitulado «Jovens Músicos de Coimbra recriam Zeca Afonso» vai decorrer no Centro Cultural D. Dinis, na alta universitária. Do alinhamento consta a banda Biopsia, formada por alunos de Biologia e Psicologia da Universidade de Coimbra, o Grupo de Cordas Castiças de São Frutuoso, o Coro Misto da Universidade, João Queirós (guitarra e voz) e a poesia de Rui Damasceno. A 28 de Setembro, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, actua o Grupo Cordis, a que se juntam músicos de fado, jazz e rock, o Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro e as cantoras Sofia Vitória, Cuca Roseta e Ana Sofia Varela. Por último, a 29 de Setembro, o Teatro Académico de Gil Vicente recebe o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de

Bruno Correia lança «Unconditional»

Imagem
  «Unconditional» marca a estreia discográfica de Bruno Correia, mais conhecido como ex-finalista quarta edição do programa «Operação Triunfo» da RTP. Repartido em dois EP's, o trabalho de estreia de Bruno Correia conta neste primeiro volume com sete temas originais incluindo « Welcome to the Cruel World ». Ainda durante este ano vai ser editado o segundo EP, em data a designar. A edição e distribuição está a cargo da Divina Pauta, uma nova editora sediada no Seixal. Bruno Correia iniciou a sua carreira artística muito novo em grupos como os Onda Choc e os Malta Pop, tendo recentemente ficado mais conhecido do grande público devido à sua participação no programa «Operação Triunfo» da RTP, onde chegou à final e ficou classificado em quarto lugar. Antes disso foi vencedor de diversos concursos como «Lugar aos Novos», «Big Show Sic», «Há Festa na Feira» e obteve o segundo lugar no «Casa de Artistas», também da RTP. Participou igualmente em projectos como «Todos ao Palco»