Começa hoje o Festival do Maio no Seixal

 
Gabriel o Pensador, Peaches, Moullinex, Prétu e Sam the Kid com Orelha Negra e orquestra compõem o cartaz da 4.ª edição do Festival do Maio, que decorre no Seixal, a 26 e 27 de maio, com entrada gratuita.
 
São duas noites de concertos no Parque Urbano do Seixal, no distrito de Setúbal, que têm como objetivo fomentar propostas artísticas que tenham como elemento central do seu discurso a intervenção: desde a política à crítica social, do ativismo ambiental às lutas contra a discriminação de raça e género, passando pelas questões relacionadas com a defesa das identidades culturais e dos direitos à autodeterminação, como sublinha a informação esta terça-feira divulgada pela organização.
 
No primeiro dia do festival, a 26 de maio, atua Peaches (Canadá) e Moullinex, o alter ego do produtor português, DJ e multi instrumentista Luís Clara Gomes.
 
O programa conta com a atuação, no mesmo dia, de Prétu Chullage, rapper, 'dizedor', produtor e 'sound designer' de origem cabo-verdiana e criado na margem sul de Lisboa (Seixal). Tem três álbuns editados ("Rapresálias", 2001, "Rapensar", 2004 e "Rapressão", 2012) e várias colaborações com outros músicos. 
 
No dia 27, o cartaz é composto por Gabriel o Pensador (Brasil) e Sam The Kid com Orelha Negra e Orquestra. Sam The Kid está de volta aos concertos em nome próprio apresentando-se ao lado da sua banda de sempre, os Orelha Negra (Fred Ferreira, Francisco Rebelo, João Gomes e DJ Cruzfader), e também com uma orquestra de 24 elementos lideradas pelo maestro Pedro Moreira.
 
O Festival do Maio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal com direção artística do músico Luís Varatojo e, segundo a sua organização, pretende dar continuidade a um legado de resistência e luta "que é marca identitária das gentes e da história do concelho". 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concertos da Semana (1 a 7 de Maio)

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos