Eu.Clides venceu Prémio José Afonso 2022

O músico Eu.Clides venceu o Prémio José Afonso 2022, com "Reservado", "um trabalho de estreia muito promissor, de um artista muito completo", anunciou hoje o júri do galardão, atribuído anualmente desde 1988 pela Câmara Municipal da Amadora.
 
O júri decidiu, “por unanimidade”, premiar o EP de Eu.Clides “por ser um trabalho de estreia muito promissor, de um artista muito completo (compositor, produtor, guitarrista, letrista, cantor) que representa, pelo seu rasgo e qualidade musical, o que de melhor se faz atualmente no panorama cultural português”, referiu a Câmara Municipal da Amadora, num comunicado hoje divulgado.
 
Com este prémio, os jurados “quiseram celebrar a capacidade [de Eu.Clides] de experimentar novas sonoridades, tendo como âncora a música de Cabo Verde, na linha do que José Afonso sempre concretizou: o cruzamento entre tradição e renovação”.

Eu.Clides - EP "Reservado"
 

O júri do Prémio José Afonso 2022 atribuiu ainda uma menção honrosa a Rita Vian, por “Caos’a”, o primeiro registo em nome próprio, produzido pelo músico Branko.
 
“‘Caos’a’, um álbum com letras poéticas, muito bem escritas e muito bem cantadas num casamento feliz entre melodias vocais que aludem à música tradicional portuguesa e ao fado e à música eletrónica de Branko, recebe a única menção honrosa, como forma de o destacar no âmbito da nova música portuguesa”, lê-se no comunicado da autarquia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concertos da Semana (1 a 7 de Maio)

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos