Museu do Fado apresenta Guitarra Portuguesa em conferência da UNESCO


Os músicos Pedro de Castro, Luís Guerreiro e Gaspar Varela encerram a Conferência European Humanities and Beyond, esta sexta-feira, 7 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian. O concerto será transmitido em streaming para todo o mundo.

Integrada no programa da presidência portuguesa da União Europeia e co-organizada pela UNESCO, pelo CIPSH - Conseil International de la Philosophie e des Sciences Humaines e pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a primeira Conferência Europeia das Humanidades realiza-se de 5 a 7 de Maio em Lisboa, com os mais prestigiados cientistas europeus e do mundo.

Conta com a participação de membros do Governo português, o Alto Patrocínio do Presidente da República e a presença da Comissária Europeia Mariya Gabriel (pasta da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude).

A conferência encerra com um concerto único, em que será apresentada uma compilação do repertório para guitarra portuguesa por três virtuosos deste instrumento: Pedro de Castro, Luís Guerreiro e Gaspar Varela, acompanhados por André Ramos na viola de fado e Francisco Gaspar na viola baixo.

Juntos, percorrem as grandes composições do fado tradicional, centrando-se no estilo do Fado de Lisboa e fazendo referência também ao Fado de Coimbra. O revisitar deste repertório transportará a audiência para a composição prolífica da guitarra portuguesa do final do século XIX até ao final do século CC, interpretada com liberdade, execução técnica e tendo em conta o contexto das obras.

O programa da conferência inclui ainda a transmissão de excertos do filme-concerto «Guitarras para Amália», produzido pela CML e pelo Museu do Fado/Egeac para a abertura das comemorações oficiais do Centenário de Amália Rodrigues e do filme «Fados» de Carlos Saura, co-produzido também pelo Museu do Fado/Egeac.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»