Videoclips da Semana: Ana Moura, Agir, Mariza, Paus, Paulo Sousa, Pedro Mafama, Birds Are Indie, Joana Almeirante, Victor Torpedo, Beatriz Rosário, Blacci feat. Murta, The Dust feat. Nancy Knox, Nayr Faquirá feat. Valete, Lusitanian Ghosts, Yuran, Yinih, Sid Saint, Paraguaii, Noiatt e Neon Soho


Ana Moura, que no início do mês de Abril anunciou uma mudança na sua carreira, lança o seu novo tema «Andorinhas», um hino à liberdade com balanço crioulo. O vídeo foi rodado em telhados de um bairro em Olhão. A canção fará parte do novo trabalho discográfico que a cantora se encontra a preparar e que irá suceder a «Moura», lançado em Novembro de 2015.



Agir lança «Prescrever», um tema que é «uma reflexão sobre os alçapões que a hermenêutica jurídica cria e que, numa clara distorção ontológica, alimentam as desigualdades sociais, acabando por perverter a própria essência de Justiça», segundo é referido no comunicado de imprensa.



Mariza lança o tema «Mãe», uma nova canção que surge de uma poesia que o seu filho Martim lhe escreveu e dedicou. Emocionada com as palavras escritas pelo seu filho, Mariza acabou por partilhar a poesia nas redes sociais, tendo emocionado os seus seguidores e, em particular, Miguel Correia, o compositor da música.



De regresso à estrada, a banda Paus (composta por Fábio Jevelim, Hélio Morais, Joaquim Albergaria e Makoto Yagyu) lança o tema «Passos Largos» do seu mais recente álbum «YESS». O tema é complementado com um videoclio da autoria do realizador Tiago Lopes, que permite aos ouvintes fazer um passeio virtual pela cidade de Lisboa.



«Amar Sem Medos» é o novo single de Paulo Sousa, que conta com letra e composição de Pedro Gonçalves e do próprio Paulo Sousa. O novo tema fala sobre receios e cicatrizes deixadas e marcadas em alguém que se amou muito e onde nem sempre o tempo cura as feridas.



«Estaleiro» constitui o título da nova música de Pedro Mafama. Minho, Angola, Lisboa e Tânger, bem como o cinema português e egípcio estão no epicentro de influências de «Estaleiro». O tema marca o arranque do álbum «Por Este Rio Abaixo» com edição prevista para o primeiro semestre de 2021.



Cerca de um ano depois do lançamento em CD do volume #1 de «Migrations - the travel diaries», os Birds Are Indie estão a preparar a edição do #2, em formato vinyl. Este conterá seis dos temas presentes no álbum de 2020, mas integra mais quatro temas inéditos. O primeiro é «Our Last Waltz», uma canção que fala de um 'adeus', do momento exato em que dois caminhos, seja por que razão for, se separam irremediavelmente.



Depois de «Bem Me Quer», que marcou o lançamento de Joana Almeirante a solo, composto e escrito por Miguel Araújo, a artista dá agora a conhecer o single «Mera Ilusão», com letra e composição da própria. O tema é o primeiro do EP de estreia a ser editado, sendo que os restantes serão conhecidos ainda em 2021. A produção esteve a cargo da artista em conjunto com António Cardoso e a masterização foi da responsabilidade de Mário Barreiros. Já o videoclip é assinado por Paulo Bico.



«Problem in My Head» é o segundo single do quinto álbum a solo de Victor Torpedo, «Punk/Pop and Soft Rage». O tema começa em tom divertido com um sintetizador que incentiva a dança acompanhado por uma guitarra quente e a voz carismática de Victor que remete de imediato para uma cave fumacenta de Londres, ainda que decorada a cores quentes.



Beatriz Rosário estreia-se com «Ficamos Por Aqui», tema com uma fusão entre o fado tradicional e os sons urbanos. A artista, de 22 de anos, encontra-se a preparar o lançamento do seu EP de estreia com distribuição da editora Sony Music Portugal. O vídeo do single foi realizado por Rúben Valle.



Murta já se tinha afirmado como uma das novas vozes da música portuguesa com o álbum de estreia «D'ART VIDA». Agora o artista junta-se a Blacci, cantora luso-brasileira da Klasszik no novo single «Vou Te Amar». Este novo single conta com letra de Blacci e Murta, música de Blacci, Murta e Rodrigo Correia e produção de Gystavo Mello, Murta e Rodrigo Correia.



Benjamim lança vídeo de «Ângulo Morto», a canção mais pop do seu último disco «Vias de Extinção». O músico assina, mais uma vez, a realização do videoclip que espelha o psicadelismo analógico noturno que invade o som do álbum e o imaginário das canções que o compõem.



Depois do lançamento de «True Blood & Fire» em 2019, os The Dust regressam às edições e preparam o seu terceiro disco. O primeiro single que agora apresentam, «Twenty Four Seven», conta com a participação especial de Nancy Knox na voz.



«Não Penses Nisso» é o novo single de Nayr Faquirá que conta com a participação de Valete. Este tema antecipa o primeiro EP que sai a 30 de Abril. Em 2015, Nayr deu-se a conhecer no programa «The Voice Portugal». Depois dessa experiência, decidiu ir para Londres estudar, trabalhar e conhecer novas realidades e culturas. Nos quatro anos que passou foram, licenciou-se m música, com uma pós-graduação em produção e compôs os seus primeiros trabalhos enquanto canto-autora e produtora em conjunto com a sua banda.



Lusitanian Ghosts editam o seu mais recente single «Exotic Quixotic». O projeto surge «quando adquiri uma viola Amarantina da APC e a levei a Estocolmo e ofereci ao meu antigo guitarrista, Micke Ghost; antes disso eu tinha descoberto o universo dos cordofones portugueses através do meu avô Adelino Leitão, de quem herdei dois cardofones muito curiosos que me despertaram esse interesse», explica Neil Levtn, luso-canadiano mentor do projeto.



«Sonhos» é o novo single de Yuran. Com a produção de Suaveyouknow, este é o segundo tema que o membro dos Instinto26 lança, depois de se ter estreado a solo no final do ano passado, com «Topas». Como o próprio nome sugere, «Sonhos» é sobre uma relação amorosa imaginada e desejada sem dramas, com toda a leveza que se quer para a vida.



YINIH é Inês Andrade, cantora e compositora nascida em Lisboa. «Sound Out the Bell», single de estreia, nasce do fim de um ciclo e retrata esse «calling for change», uma mudança que YINIH sente necessária e urgente, sendo por isso escolhido para single de apresentação do projeto e do seu EP de estreia.



Sid Saint lançou o seu novo single «Liberdade». A música explora o que a liberdade significa para o artista, através de conversa que ele tem com o seu reflexo no espelho. A música foi produzida, misturada e masterizada por Sid Saint, o vídeo foi realizado em parceria com Petra Coelho, a letra em parceria com Ricardo Silva.



Os Paraguaii editam o seu quinto trabalho de originais, «Propeller», onde a aletrónica é a palavra de ordem, e lançam o vídeo do segundo single do álbum, «All My Feelings Fall in Love», que representa a a paixão no seu estado puro. 



Noiatt, após disponibilizar o seu mais recente EP «Simulacro», divulga o seu segundo vídeo oficial para o tema «Clássico». «Simulacro» representa tudo o que o artista vê, sente e acredita para uma sociedade mais equilibrada e desprendida de tudo o que é plástico, material e efémero.



O trio lisboeta Neon Soho anuncia a edição do seu álbum de estreia para 8 de Outubro. O primeiro single, «Dear Dear» foi produzido por Rui Maia (X-Wife, Mirror People) e apoiado pelo Fundo Cultural da SPA. O videoclip ficou nas mãos de Ana Viotti.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»