Morreu Zeca do Rock


Zeca do Rock, pioneiro do rock português, morreu na semana passada no Brasil, onde vivia há cerca de 30 anos. A notícia foi divulgada pela Lusa segundo indicações de um amigo do cantor.
O músico, que faria 69 anos a 29 de Dezembro, estava hospitalizado e acabou por morrer na sequência de uma pneumonia viral.
Segundo o blogue Ié-Ié, Zeca do Rock, nome artístico de José das Dores, foi dos primeiros rockers portugueses e o primeiro músico em Portugal a gravar um «yeah» (uma das principais características vocais do rock n' roll), em 1961, no tema «Sansão Foi Enganado».
Zeca do Rock nasceu em Lisboa em 1943 e a sua grande oportunidade artística surgiu em 1959, quando participou no programa «Bom Dia», na Rádio Renascença, numa rubrica de novos talentos. O serviço militar obrigatório, em 1965, obriga-o a interromper a carreira musical e leva-o à Guiné-Bissau, onde também formou um conjunto de rock.
Em 2007, o célebre tema «Sansão foi Enganado» voltou a tocar nas rádios nacionais numa versão dos conimbricenses Bunnyranch. Na altura, Zeca do Rock disse ter ficado satisfeito com a versão da música e ficou surpreendido por Portugal ainda se lembrar de Zeca do Rock.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concertos da Semana (1 a 7 de Maio)

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos