Portugal não participa no Festival Eurovisão da Canção 2013

 

A RTP não vai participar no Festival Eurovisão 2013 que se realiza este ano em Mälmo, na Suécia, segundo informação veiculada pelo blogue «ESC Portugal». A decisão prende-se com questões financeiras que limitam o orçamento da estação pública. A RTP também não vai realizar o habitual Festival RTP da Canção. A estação pública de televisão irá fazer um programa com música portuguesa, certamente, alusiva aos Festivais da Canção.
Fonte da RTP afirmou que os recentes cortes orçamentais obrigam a RTP a sofrer um forte reajustamento de programação, não afastando no entanto a hipótese de voltar a participar no festival no ano seguinte.
A decisão foi tomada pela administração da RTP e será comunicada à EBU/UER durante o dia de amanhã.
A confirmar-se, esta é a quarta vez que Portugal não participa no certame, desde 1964, ano da primeira participação portuguesa. Depois de 1970, 2000, 2002 também em 2013 iremos estar ausentes.
 
Reacções:
O cantor Carlos Costa publicou há pouco na sua página do Facebook que está disposto a financiar a ida de Portugal à Eurovisão em 2013. O cantor, que este ano levou «Queres Que Dance?» ao Festival RTP da Canção, diz-se ainda «envergonhado» com a situação.
Também Rui Andrade escreveu na sua página do Facebook estar «francamente triste por mais um sonho adiado por mais tempo de espera porque realmente só quem sonha com isto desde criança sabe o quanto custa! Sim, Portugal não vai à Eurovisão e estou realmente triste!».

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concertos da Semana (1 a 7 de Maio)

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos