Simone de Oliveira anuncia fim de carreira


Simone de Oliveira esteve no programa «Era o Que Faltava» da Rádio Comercial, onde anunciou que iria colocar um ponto final na sua carreira.

A cantora de 83 anos tem planeado um concerto de despedida no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que acontecerá no mês de Abril ou Maio, estando dependente da situação pandémica.

«Não me apetece mais e... Deixem-se sair bem (...) Terem pena de mim, não», referiu a cantora no programa de Ana Martins e Rui Maria Pêgo, onde vincou que vai terminar a carreira com «chave de ouro».

Com mais de 60 anos de carreira, a consagrada artista e nome incontornável da história da música portuguesa, deu voz aos êxitos «Sol de Inverno» e «Desfolhada Portuguesa», temas que representaram Portugal no Festival Eurovisão da Canção.


Primeiro em 1965, levou à cidade de Nápoles, em Itália, o tema «Sol de Inverno», tendo ficado em 13.º lugar. Já em 1969, na cidade de Madrid, em Espanha, levou ao festival o tema «Desfolhada Portuguesa» tendo ficado classificada no 15.º lugar.

Simone de Oliveira fez ainda um percurso em teatro e televisão, fazendo dela uma das mais versáteis e completas artistas do nosso país. O último projeto de televisão foi a telenovela «Mundo ao Contrário», em 2013 na TVI.

Foi condecorada com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique a 7 de Março de 1997, tendo sido elevada ao grau de Grã-Cruz da mesma Ordem a 8 de Outubro de 2015.

Em 2011, na XVI edição dos Globos de Ouro da SIC, recebeu, das mãos de Francisco Pinto Balsemão, o Globo de Ouro Mérito e Excelência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»