Videoclips da Semana: Fábia Rebordão, Luís Portugal, Teresinha Landeiro, Tiago Cardoso, Seiva, L-Ali, Zé Lã, Inês de Vasconcellos, Dog's Bollocks, Sebastião e Pipa, Joint One feat. Yung Juse, Projecto Zero, Marta, MDO, Tiago Sousa, Afonso, Vicente, João Canedo, Harold, João Pequeno feat. Inês Kilpatrick e Samuel Martins Coelho


«Rumo ao Sul» é o single de avanço do próximo álbum de Fábia Rebordão, que tem data de lançamento prevista para Maio. Com música de Carlos Viana e letra de Jorge Fernando, para Fábia Rebordão este tema «representa o álbum». «É a história de alguém que está farto da vida que tem, que não quer voltar para o sítio de onde vem, mas que, ao mesmo tempo, não se sente com forças para sair».



«Uma Semente» é uma canção da autoria de Rui Amado, que foi pela primeira vez registada em disco em 1995, no trabalho a solo de Luís Portugal, «Alta Vai a Lua». Agora, é relançada novamente como novos arranjos e com a colaboração de Rui Vilhena (guitarras e voz) e Ricardo Coelho (vibrafone e percussão).



«O Tempo» marca o primeiro tema de avanço do novo álbum de Teresinha Landeiro. A fadista encontra-se a preparar o segundo álbum «Agora», com edição prevista para esta Primavera. O tema conta com letra da autoria da jovem fadista e escolheu a melodia do fado tradicional Tango, sendo acompanhada pelos músicos Pedro de Castro, André Ramos e Francisco Gaspar. A realização do videoclip ficou a cargo de João Pedro Moreira.



Tiago Cardoso estreia-se com o single «Tiro ao Lado». O lançamento do single do jovem músico, autor e compositor natural do Porto (e médico de profissão no Hospital de Santarém), surge através de uma parceria da Klasszik com a Universal Music Portugal. O tema conta uma história real e é apresentado pela produtora como sendo o primeiro videoclip português gravado na definição de 8K. No Youtube, é possível encontrar colaborações recentes de Tiago Cardoso com os Calema e Bárbara Bandeira.



Os SEIVA editam o seu novo single, «Esta Noite Sai a Ronda», segundo tema de avanço do novo álbum a editar este ano, seguindo-se ao tema «Virgem da Consolação». Este trio de músicos, constituído por Joana Negrão, Rita Névoa e Vasco Ribeiro Casais, existe há 7 anos e tocam música folk mas numa perspetiva feminina. «Vamos buscar muita inspiração às mulheres tanto nas canções tradicionais como nas originais. Nas tradicionais gostamos muito das que evocam entidades divinas femininas, normalmente cantadas pelas mulheres que procuram consolo e força, e nos dão força também a nós», diz Joana Negrão.



L-Ali lança «PersPicasso», novo tema que fará parte do novo EP «Raramente Satisfeito», que teve edição no passado dia 19 de Março. «Raramente Satisfeito» é um conjunto de temas que L-Ali criou num período que apelidou de 'loop existencial', caracterizado pela auto insatisfação constante com a sua arte. O novo trabalho conta com a participação de Lunn, Here's Johnny, Holly Hood, Joah e o próprio L-Ali na produção, e ainda a participação de Mirai.



«Maria Rabugenta» é o segundo tema de avanço de «Ovelha Negra», primeiro EP de José Raimundo, enquanto Zé Lã. O single vem acompanhado por um teledisco que marca a parceria com Ricardo Martinho Gonçalves, que volta a realizar um vídeo de Zé Lã. «Maria Rabugenta» emerge da experiência de um casal a viver um confinamento durante meses e termina numa libertação pessoal, com cavaquinhos a interpretar as acesas discussões, guitarras e ukeleles tensos a contribuir para a viagem entre a esperança e a angústia.



«Fado das Amarguras», primeiro single do álbum de estreia de Inês de Vasconcellos, conta com música de Rogério Charraz para o poema de Vasco Graça Moura. O tema é a primeira amostra do disco a solo «Amplexo». Foi filmado na ilha de São Miguel, nos Açores, teve realização de Rita Seixas e contou com a participação dos bailarinos Maria Rito e António Máximo.



Depois de «Special Needs», single apresentado em 2020, os Dog's Bollocks arrancam o ano de 2021 com «Deathwish». Formados em Torres Novas em 2014 por Luís Leitão e Daniel Martins, lançaram em 2015 o primeiro trabalho de originais. Em 2019 iniciaram as gravações do sucessor, tendo continuado a apresentar as suas canções ao vivo, em concertos de norte a sul do país.



«Vem» é o single de estreia de Sebastião e Pipa. Produzida e gravada no Bloblip Studio, é da autoria de Sebastião e Pipa com Phelipe Ferreira e Meoli. A produção é também de Meoli e a mistura e masterização ficou a cargo de Michael Ferreira. O videoclip conta com produção de Playaudiovisuais e realização de Jorge Riobom.



«Money Puxa Money» é o novo single de Joint One. Este novo trabalho conta com a participação de Young Juse e com a produção de Chaylan & Phozer.



«Gritar» é o single de estreia do Projecto Zero, banda de rock português formada por Pedro Vaz (voz e guitarra), Hugo Marques (bateria), Rodrigo Santos (baixo) e Marco Reis (guitarra). O projecto nasceu em Março de 2020, quando o mundo entrou em lockdow devido à pandemia de Covid-19.



Depois de colaborar com projetos como The Acoustic Foundation, AWSUM, Imagina ou Leopardskin, Marta Oliveira sentiu necessidade de se dar a conhecer em nome próprio. «Give It to Me» é o single que a apresenta. O processo de composição foi partilhado com Gonçalo Fidalgo (guitarra), Gonçalo Salta (beats e bateria) e Ricardo Fidalgo (baixo), juntando-se posteriormente Eduardo Santos (trompete), Disca-Riscos (scratch) e Marco Santos (teclados).



MDO lança o seu novo single, «Love», produzido por Beatoven, o segundo a ser lançado, dando nome ao novo EP, também intitulado «Love». O tema junta-se ao lançamento de «Real», com a colaboração de Edgar Domingos.



Após ter editado «ANGST» no início deste ano, onde retrata uma série de ensaios sobre o ser efémero, Tiago Sousa anuncia agora que no final de Abril estará disponível uma versão em vinyl do álbum «Oh Sweet Solitude», com o single «Eyes Velázquez-Grey» e vídeo a acompanhar.



Afonso é um artista independente natural de Viana do Castelo. Lança agora o seu primeiro single, «Vai Bem». Conta com a produção de Fabrice, co-produção de Afonso e baixo de Hugo Carvalho. O videoclip é dirigido por Rui dos Anjos e a cinematografia por André Pêga, com a figuração de Afonso e Débora Pina.



«Agouro» é o mais recente single de Vicente, que faz parte do seu novo EP «Morfose», uma continuidade na história que o artista iniciou com o seu primeiro EP, «Meta». O seu trabalho artístico vem dar uma roupagem bossa nova e indie ao jazz contemporâneo.



O guitarrista e compositor João Canedo lança o single «Calcanhar do Mundo», gravado nos estúdios ARDA Recorders no final de 2020. A música representa um lugar imaginário, distante no tempo e no espaço, situado algures entre Trás-os-Montes e a Grécia Antiga. O tema caracteriza também, no seu imaginário, o mais próximo que o ser humano esteve da perfeição utópica da realidade.



«Lugar» é o mais recente lançamento do rapper Harold, o primeiro de 2021 e significa um recomeço, surgindo com uma nova musicalidade e que conta com a produção de Stego. Aborda a temática dos relacionamentos falando-nos de lugares e a distância.



O primeiro avanço de «Cura», o segundo projeto a solo de Samuel Martins Coelho, já está disponível.  «Pele» maraca o início de uma caminhada que irá culminar no dia 9 de Abril com uma edição com o selo Lovers & Lollypops.



João Pequeno revela o seu mais recente single, «6.º Ano», com letra e música do próprio e um videoclip em formato minidoc. O tema conta com a participação de Inês Kilpatrick. Sobre o tema, refere que «quando penso em Mulher, penso sempre nela. Ela que sempre foi a minha amiga, a minha confidente, a minha parceira, a minha miúda, a minha mulher. Hoje quero agradecer-lhe pelo que é e pelo que me faz ser. A ela e agora à nossa pequena mulher, a nossa filha».

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»