Conheça os autores do Festival da Canção 2021

 A próxima edição do Festival da Canção foi confirmada pela RTP, que retoma em traços gerais o modelo dos anos anteriores e vai contar com 20 canções a concurso. Dessas, 18 resultam de convites diretos da RTP, tendo em conta a «representação da diversidade de géneros musicais e artistas com obra pública». 

A novidade reside nas restantes entradas, com a seleção de dois autores através da livre submissão de canções. As semifinais vão ocorrer no dias 20 e 27 de Fevereiro e a grande final está agendada para 6 de Março. Estes são os autores dos temas a concurso:

Anne Victorino D'Almeida
Filha mais nova do compositor António Victorino D'Almeida. Estudou no Conservatório Regional de Rueil-Malmaison em França e na Academia Nacional Superior de Orquestra onde terminou a sua licenciatura. 
Ao longo da sua carreira participou em várias orquestras, como a Metropolitana de Lisboa, a Sinfonietta e a Orquestra da Gulbenkian. Foi um das responsáveis pela criação do Quarteto do Conservatório Nacional.




Carolina Deslandes
Deu-se a conhecer ao público no programa «Ídolos» da SIC em 2010, tendo sido uma das finalistas. Conta com três álbuns editados «Carolina Deslandes» de 2012, «Blossom» de 2016 e «Casa» de 2018 que atingiu o primeiro lugar do Top Nacional de Vendas.
Colaborou com artistas como Rui Veloso, Agir, Diogo Piçarra, Jimmy P ou Diogo Clemente. Compõe também para outros artistas, como é o caso de Cuca Roseta no álbum «Luz».






Da Chick
Teresa de Sousa é o nome próprio da artista Da Chick que iniciou a sua carreira artística em 2009, sendo figura de relevo da nova pop eletrónica nacional, misturando funk, disco e hip hop.
Tem dois álbuns editados «Chick to Chick» de 2015 e «Conversations with the Beat» de 2020.




Fábia Maia

Fábia Maia ficou conhecida em 2014 pelas versões acústicas de músicas de hip-hop nacional, como Allen Halloween ou Valete, que publicava no Youtube. Recebeu um convite em 2015 para atuar no festival «Rimas e Batidas».
Em 2017 lançou o seu EP de estreia, «Melodia-me», e em 2019 lançou vários singles como «BarcelonaParis», «My Baby», «A Vibe Certa» e «#nemsei».





Filipe Melo
Pianista, realizador de cinema e autor de banda desenhada, Filipe Melo é ainda compositor, arranjador e orquestrador. Foi vencedor do prémio Villas-Boas da Câmara Municipal de Cascais e do Prémio Revelação do site JazzPortugal.
Colaborou com músicos como Deolinda, Sérgio Godinho, Camané ou Carlos do Carmo. Atualmente ensina na Escola Superior de Música de Lisboa.



Hélder Moutinho

O fadista Hélder Moutinho nasceu no seio de uma família com fortes tradições fadistas (irmãos dos fadistas Camané e Pedro Moutinho). Com algumas letras da sua autoria, conta já com cinco álbuns de originais, o último dos quais, «O Manuel do Coração», foi lançado em 2016.
Em 2004 recebeu o prémio de Melhor Disco do Ano por «Luz de Lisboa» nos Prémios Amália Rodrigues.





IAN
IAN é o nome artístico de Ianina Khmelik, nascida em Moscovo, Rússia. Mudou-se para Espinho em 1999 e em 2006 terminou a licenciatura em Violino na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto. Acompanhou nomes como Custódio Castelo, GNR ou The Gift.
Em 2018 iniciou um projecto de música eletrónica e em 2020 lançou «RaiVera», o seu primeiro trabalho, produzido por Nuno Gonçalves dos The Gift.



Irma
Irma Ribeiro ficou conhecida como atriz, tendo participado na 8.ª temporada da série da TVI «Morangos com Açúcar». Antes participou na terceira edição do programa da SIC «Ídolos» em 2009.
O canto e a composição sempre foram a sua paixão, em paralelo com a representação. O seu primeiro single, «Da Mesma Pele» saiu em 2019 e conta com a colaboração de Carolina Deslandes. 
O seu álbum de estreia, «Primavera» foi editado em Outubro de 2020, de onde se destacam ainda «A Qualquer Hora» e «Monami».




Joana Alegre
Joana Alegre ficou conhecida do grande público em 2019 por ter participado no programa da RTP «The Voice Portugal», alcançando o terceiro lugar na equipa de Diogo Piçarra. Antes, em 2008, tinha ficado em quarto lugar no Billboard World Songwriting Contest com a canção «Tribute do M» interpretada por Joana Melo.
Em 2011 lançou o seu primeiro disco de originais, «The Pulse». Colaborou com Mikkel Solnado na interpretação do tema «E Agora?». Está a preparar o seu próximo álbum, com produção de Luísa Sobral.




João Vieira
João Vieira tem uma carreira longa como intérprete, compositor, produtor, DJ e designer gráfico. Ajudou a formar a banda X-Wife, da qual é vocalista e guitarrista, e que já conta como cinco álbuns.
Paralelamente veste a pele de DJ Kitten, tendo já ganho o prémio de Melhor DJ Electro. Tem ainda o projecto White Haus, uma ingressão do artista pelo universo da música eletrónica, fundindo-se com outras sonoridades como o funk, o disco ou o house e que conta já com um EP e três albuns de originais.  


Karetus

Karetus é um duo português formado em 2010 pelos DJ's e produtores musicais Carlos Silva e André Reis. A sua estreia musical ocorreu em 2010 com o single «Future Is Now» que alcançou o sétimo luar no chart Beatport, tendo editado de seguida o seu EP de estreia «Entrudo».
Têm colaborado com diferentes artistas, como Nicky Romero & NERVO, Felguk & Infected Mushroom, Krewella, Skism, Far Too Loud, entre outros.





Miguel Marôco
Miguel Marôco frequentou o Conservatório Nacional Escola Artística de Música e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A Matemática e a Música são duas das suas paixões.
No seu canal de Youtube tem interpretado covers em inglês e em português mas também originais.
Foi um dos autores que viu um tema apurado para o Festival da Canção 2021, entre 693 canções concorrentes na Livre Submissão de Canções.





NEEV

NEEV, nome artístico de Bernardo Neves, é músico, compositor, intérprete e multi-instrumentista. A sua estreia musical aconteceu em 2016 num dueto com os noruegueses SEEB com o tema «Breathe».
Seguiu-se o tema a solo, «Calling Out» em Maio de 2019 e no final do ano passado lançou «Lie You Love It» despertando a atenção internacional.





Pedro da Linha

Pedro da Linha, DJ e produtor musical, anteriormente conhecido como KKiNG KONG, é conhecido como o principal sucessor dos Buraka Som Sistema.
Colaborou com Branko, DJ e produtor português e membro dos Buraka Som Sistema, no tema «MPTS» que chegou a ser banda sonora do jogo PES 2020. Colaborou ainda em projetos de Dino D'Santiago e de Carlão.





Pedro Gonçalves
Pedro Gonçalves ficou conhecido pela sua participação na terceira edição do programa «The Voice Portugal», classificando-se em segundo lugar e tendo tido Anselmo Ralph como mentor.
Participou no Festival RTP da Canção em 2017 com o tema «Don't Walk Away», composto por João Pedro Coimbra e com o qual se classificou em sexto lugar na final.
Editou vários temas, como «Beija-me» em dueto com David Carreira, «Parte de Mim», «Tempo» ou «Chama Por Mim». 




Stereossauro

Stereossauro é o nome artístico de Tiago Norte, DJ, produtor, autor e compositor que mistura a música eletrónica com outros estilos musicais, como o Fado ou a música africana.
Editou um dos discos mais elogiados da música portuguesa em 2019, «Bairro da Ponte», em que participam nomes como Gisela João, The Legendary Tigerman, Rui Reininho ou Paulo de Carvalho. 






Tainá nasceu na cidade de Nova Marabá, no Pará, Brasil. Já a viver em Portugal, conhece Mikkel Solnado que a convida para trabalhar não só como compositora, mas também como artista.
Em 2019 lançou o seu primeiro álbum em nome próprio, com o tema «Sonhos» como primeiro single, pelo qual recebeu o Prémio Play Lusofonia.
Na gala de entrega dos prémios Play deste ano cantou em dueto com Fernando Daniel o tema «Se Eu».




Tatanka

Pedro Taborda, mais conhecido como Tatanka ou Pedro Tatanka é membro da banda Black Mamba, sendo seu vocalista.
Têm editados os álbuns «Black Mamba» de 2012, «Dirty Litle Brother» de 2014 e que inclui participações de Aurea e António Zambujo e o mais recente «The Mamba King».
Em nome próprio e já com a sua própria editora, La Resistance, também em 2019, lançou o álbum «Pouco Barulho».





Virgul
Cantor, compositor e músico, Virgul integrou a banda Da Weasel entre 1997 e 2010.
Em 2009, juntamente com Dino dos Expensive Soul, DJ Alan Gul e B@saman, criou o grupo NuSoulFamily.
Já em 2010 lançou-se a solo, começando a preparar temas originais que vieram a público em 2017, com o lançamento do álbum «Saber Aceitar», de que fazem parte os temas «Só Eu Sei», «Rainha» ou «I Need This Girl».
Tem colaborado com artistas como Blaya, Boss AC, C4 Pedro ou HMB.




Viviane
A carreira artística de Viviane iniciou-se em 1990 com a criação do grupo Entre Aspas juntamente com Tó Viegas, alcançando bastante sucesso nos anos 90.
Em 2005 lançou-se numa carreira a solo, tendo lançado os álbuns «Amores Imperfeitos» nesse mesmo ano, «Viviane» em 2007, «As Pequenas Gavetas do Amor» em 2011, «Dia Novo» em 2014, «Confidências» em 2015 e «Vivane Canta Piaf» em 2017.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»