Conheça os temas e os cantores do Festival da Canção 2021 (1.ª Semifinal)


«Cheguei Aqui», com música de Anne Victorino d'Almeida e letra de Tiago Torres da Silva, é interpretada pela fadista algarvia Nadine Brás, fundadora do projeto «Quase um Fado» que chegou a levar ao Brasil.



«Dia Lindo» foi escrito e composto e é interpretado por Fábia Maia. Ficou conhecida em 2014 pelas versões acústicas de hip-hop nacional, como Allen Halloween ou Valete, que publicava no Youtube. Em 2017 lançou o seu EP de estreia, «Melodia-me» e em 2019 lançou vários singles.



Sara Afonso interpreta «Contramão» com letra de Teresa Sequeira e música do compositor, arranjador e orquestrador, convidado pela RTP, Filipe Melo. O autor foi vencedor do prémio Villas-Boas da Câmara Municipal de Cascais e do Prémio Revelação do site JazzPortugal.



Hélder Moutinho é o compositor e letrista do tema «Na Mais Profunda Saudade», interpretado pela fadista Valéria Carvalho, que já foi galardoada com um prémio no Concurso de Fado Amália Rodrigues, no Fundão em 2014. O tema, diz, é uma «homenagem às primeiras fadistas».



IAN, nome artístico da russa Ianina Khmelik, escreveu, compôs e interpreta o tema «Mundo». Em 2018 iniciou um projeto de música eletrónica e em 2020 lançou «RaiVera», o seu primeiro trabalho, produzido por Nuno Gonçalves dos The Gift.



«Livros» é o tema apresentado por IRMA, que não só é autora da letra e música (juntamente com Pity), como é também a intérprete. Cantora e atriz, lançou o seu primeiro single em 2019 com a colaboração de Carolina Deslandes (também concorrente este ano do Festival da Canção) e editou o seu álbum de estreia, «Primavera» em Outubro de 2020.



O duo formado pelos DJ's e produtores musicais Carlos Silva e André Reis, Karetus, são os autores do tema «Saudade» e conta com a interpretação do açoriano Romeu Bairos. O cantor participou no programa The Voice Portugal, tendo chegado aos tira-teimas. O tema é, segundo os autores, uma fusão de fado com música tradicional dos Açores.



Miguel Marôco frequentou o Conservatório Nacional Escola Artística de Música e é o compositor, letrista e intérprete do tema «Girassol». Foi um dos autores que viu um tema apurado para o Festival da Canção 2021, entre 693 canções concorrentes na Livre Submissão de Canções.



Stereossauro e mema, alter-ego de Sofia Marques, colaboraram na escrita e composição do tema «Claro Como Água», que é interpretado pela cantora e produtora aveirense. mema apresentou em 2020 o seu EP de estreia, «Cidade de Sal», tendo sido considerado um dos melhores discos do ano pela Time Out.



Tatanka compôs e escreveu o tema «Love is on My Side» que vai interpretar juntamente com os The Black Mamba. A banda tem editados os álbuns «Black Mamba» de 2012, «Dirty Little Brother» de 2014 (que inclui participações de Aurea e António Zambujo) e o mais recente «The Mamba King».

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»