Festival de Música volta aos Capuchos ao fim de 20 anos


O Festival de Música dos Capuchos regressa em Junho, sob a direção artística do pianista Filipe Pinto-Ribeiro, 20 anos após a última edição, com uma homenagem a Alfred Brendel, a evocação de Astor Piazzolla e o pianista Stephen Kovacevich.

A programação prevê ainda atuações de alaudista Hopkinson Smith, do trompetista Sergei Nakariakov, do bandoneonista Marcelo Nisinman, das violinistas Viviane Hagner e Karen Gomyo, assim como de músicos e agrupamentos portugueses, como o Officium Ensemble, com o objetivo de atravessar cinco séculos  de música, tantos como os de vida do convento, que acolherá ainda o «Cântico do Sol», obra-prima da compositora russa Sofia Gubaidulina.

O «novo» festival tem como conceito «Cinco Séculos de História e Cinco Séculos de Música», refletindo os 500 anos de história do Convento dos Capuchos, mandado erigir em 1558 por Lourenço Pires de Távora.

«A ideia é abordar a história da música, desde a construção do Convento, em meados do século XVI até aos nossos dias. Cinco extraordinários séculos de criação e interpretação musicais, desde o Renascimento até à música contemporânea», declarou Filipe Pinto-Ribeiro à agência Lusa.

O Festival assume cinco «eixos programáticos»: os primeiros assentam em «sustentabilidade, ambiente e cultura», em conformidade com a espiritualidade 'ambiental' franciscana [ordem religiosa que o ocupou], refletida no próprio Convento e considerando a urgência da mensagem ecológica».

Outro eixo é o «repertório musical dos séculos XVI a XVIII: Renascimento, Barroco, Classicismo, correspondente ao período 'ativo' do Convento, desde a construção ao declínio, com a queda da Casa dos Távoras e a extinção das ordens religiosas» em 1834.

O «Repertório musical dos séculos XIX a XXI: do Romantismo à música contemporânea» constitui outro eixo, a que se junta um quarto, com os «cruzamentos disciplinares da música com outras artes, como a literatura, a dança, a pintura, a escultura, o cinema e fotografia».

Finalmente, «outras linguagens musicais, como o jazz e músicas do mundo», sustentam o quinto eixo do festival.

O «renascido» Festival dos Capuchos realiza-se entre 11 de Junho e 3 de Julho, no Convento dos Capuchos, na área da zona protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, em Almada, com um programa com «músicos e ensembles de referência mundial».

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»