Videoclips da Semana: Gisela João, Mundo Segundo, André Amaro, Minta and the Brook Trout, Duarte, David & Miguel, Churky, Drenaz, Jasmim, João Farinha, Gato Morto, Carla Prata, Bruno Pernadas, Elvira, Diabo a Sete, Aragão, FIL, PZ, Unsafe Space Garden e Todagente


Depois de ter dado a conhecer «Louca», Gisela João revela mais um novo tema do novo álbum. «Já Não Choro Por Ti» conta com letra e música de Jorge Cruz e arranjos de Michael  League, o produtor de «AuRora», que também acompanha a fadista no mellotron e guitarra elétrica, assim como Ricardo Parreira na guitarra portuguesa, Nelson Aleixo na guitarra clássica e Francisco Gaspar no baixo.



«O Vício» é o novo single de Mundo Segundo, retirado da compilação 14 de Outubro. O novo projeto conta com a produção de Tuka e, ainda, com os cuts do DJ Guze. 



André Amaro estreia o single «Desajeitado», tema que antecede o seu primeiro álbum a solo, a ser lançado no primeiro semestre de 2021. Depois de ter apresentado «O Teu Lugar», com letra e música de Diogo Piçarra, e «Deixa o Amor Vencer», com composição da autoria de Boss AC, «Desajeitado» marca o percurso de André Amaro também como autor.



«Matador» é o tema de avanço do novo registo discográfico de Minta & the Brook Trout, «Demolition Derby», que chega às lojas no próximo dia 16 de Abril, assinalando 15 anos do início do projeto. Escrita e composta por Francisca Cortesão, «Matador» antecipa a chegada do quarto álbum de estúdio da banda, com um conjunto de canções escritas ao longo de dois anos e levadas a estúdio em Dezembro de 2020.



«ReViraVolta» é o primeiro single do novo disco de Duarte, «No Lugar Dela». Este novo trabalho discográfico do fadista será um disco de combate à malícia do dias, conceptual e fundamentado num exercício empático. O vídeo de «ReViraVolta» foi realizado por Cristina Viana.



A dupla David & Miguel lançam «Inatel», o primeiro avanço de «Palavras Cruzadas», primeiro longa duração da dupla, com lançamento marcado para 23 de Abril. «Inatel» representa o ritual de muitas famílias e casais do norte do país que arrancam em romaria para as águas quentes do Algarve.



«Mapa» é o título do mais recente single de Churky, editado pela Arraial. A autoria da letra e música são de Churky, que assume também guitarras, piano e percussões, com Diogo Pedro no coro e trompete, Paulo Bernardino no harmonium, Miguel Alves na tuba e André Ramalhais no trombone. A realização do vídeo ficou a cargo de Hugo Bastias.



DreNaz, um dos nomes mais proeminentes do rap em crioulo, lança «Diferenti», a sua primeira canção a ssir neste ano de 2021. O tema surge 5 meses depois do lançamento do anterior «No Na Bai». O tema conta com a produção de DeejayShow & Rik e foi gravado, mais uma vez, nos Bust Down Studios. O vídeo teve direção e edição a cargo de Victor Zk e a produção/realização de Joshua Lavaggi, da BDG Studios.



«Tudo/Nada» é o segundo tema de avanço para o novo disco de Jasmim. Um tema sobre a capacidade de encontrar beleza nas pequenas coisas do dia a dia, velada homenagem a Walt Whitman, um dos poetas favoritos do autor. O LP de Jasmim, «Acordado ou a Sonhar» será editado em Abril.



Já lá vai um ano e os últimos dias do confinamento são os que mais custam a passar. Foi assim que surgiu a ideia deste «Confinado», uma brincadeira que João Farinha fez para a família e que resolveu mostrar ao amigo José Rebola (Anaquim). Apresenta assim um vídeo e single divertido que retrata o dia a dia destes músicos em mais um confinamento.



O Gato Morto lança «Valsa a Dois Tempos», o segundo single do disco de estreia «Fazer das Mágoas Coração, que tem edição prevista para setembro deste ano pela Rastilho Records. O tema sucede a «Bílis», a canção que marcou o regresso de Elísio Donas, o teclista dos Ornatos Violeta à composição de originais.



Londres é neste momento a casa da portuguesa Carla Prata. É na capital do Reino Unido que a artista vive e, a partir de lá, que desenvolve a sua carreira. Prova disso é «Certified Freak», o novo e ousado single. Marcadamente r&b, com uma produção atual e urbana, é uma ode ao empoderamento feminino.



«Theme Vision» é o tema de avanço do próximo álbum de Bruno Pernadas. Responsável pela composição, letras, arranjos e produção de «Theme Vision», assina também a realização do videoclip juntamente com Jep Jorba.



«Foi Sem Querer» é o segundo single de Elvira, desde que assumiu esta nova identidade, depois de se ter dado a conhecer ao público como Via e no projeto Paião. Em 2020 apresentou-se com uma versão para «Sonho Azul», trazendo para pop do novo milénio o original de 1982. O single é uma primeira amostra do disco que está a ser preparado e que conta com a produção de Bruno Vasconcelos. O disco está a ser gravado nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos.



«Virulenta» é o novo single dos Diabo a Sete, tema de avanço do seu quarto disco, que sairá ainda este ano. A música começou a nascer durante o primeiro confinamento, retratando de forma jocosa as alterações do quotidiano e o turbilhão de emoções que se foi vivendo a partir de casa. Gravada pelo produtor musical Quiné Teles, no âmbito da preparação do novo disco da banda de Coimbra.



Aragão lança um novo single, «Abraço» em colaboração com Rony Fuego. No tema, o artista sublinha os valores da amizade e da família, e o desejo de revivência dos momentos que nos ligam uns aos outros.



FIL é Filipe Carapeto, músico que, desde novo, começou a tocar guitarra e a escrever músicas autobiográficas. Lança agora a solo «Estou a Mais», tema que serve de apresentação ao seu primeiro álbum, «Fractura», a editar em breve. É uma música sobre as divisões que surgiram dentro dos Bali (banda que criou em 2018) e sobre o processo de abandonar um projeto tão pessoal e escolher embarcar numa aventura a solo.



Depois de «Vão Ser Milhões» no primeiro confinamento, PZ lança «Em Paz na Minha Guerra», no segundo confinamento, abrindo caminho para a edição de um novo álbum de originais a ser editado em Abril. «Selfie-Destruction» vai suceder a «Do Outro Lado» editado em 2019. O videoclip foi realizado pelo próprio PZ, em modo selfie, em mais uma das suas singulares performances caseiras.



A jovem banda de Guimarães Unsafe Space Garden está de volta ao estúdio e tem neste «Split-Screen Vision» a sua primeira pista do que podr ser «Bro, Tou Got Somethinf In Your Eye», o segundo álbum da banda- Esta é uma das grandes apostas da nova promotora vimaranense Discos de Platão.



O coletivo portuense Todagente lança o seu segundo single «Eu Já Não Sei» e que fará parte do primeiro disco, com lançamento previsto para Outubro de 2021. O single foi produzido em colaboração com o produtor Pedro Saraiva e conta com a distribuição da Sony Music.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»