Videoclips da Semana: Ana Moura, Branko & Conan Osíris, José Cid, Salvador Sobral, Sam The Kid, Linda Martini, Afonso Pais feat.Capicua, Rogério Charraz, Trista feat. Julinho KSD, Sofia Hoffmann, Tarantula, Sreya, Paulo Brissos, Inês Marques Lucas, Pedro Camões, Rita Onofre, Nameless, Rui Pedro e Hause Plants


No início do ano passado, Ana Moura, Branko e Conan Osíris juntaram-se e deram-nos a conhecer o tema «Vinte Vinte», agora é revelado o  vídeo do tema como forma de enterrar «o que passou, para ver nascer o que virá». No vídeo, que é «uma homenagem a todas as pessoas que viveram a escuridão que 2020 trouxe», cruzam-se figuras para lá do trio protagonista, Tristany e Toty Sa'med, Gaspar Varela e Ellah Barbosa, todos enquadrados pela luz cinemáticas de Bernardo Lima e pelo olhar de Irish Favério.



José Cid lança «Hope and Joy», um novo single e o primeiro tema cantado em inglês da sua longa carreira. A letra é da autoria do nova-iorquino Ira Liebermann, poeta, amigo do cantor e o primeiro violino da Metropolitan Opera de Nova Iorque. Todos os instrumentos foram tocados e programados por José Cid no seu estúdio analógico, à exceção do saxofone tocado por Gabriel Neves.



«sangue do meu sangue» é o primeiro tema revelado dos 14 que Salvador Sobral irá incluir no seu próximo álbum, «bpm», a ser editado a 28 de Maio. A música e a letra foram compostas em parceria por Salvador Sobral e Leo Aldry, um músico, produtor e compositor venezuelano que vive em Espanha e que já trabalhava previamente com o cantor português, de quem é amigo e colaborador próximo.



Corria o ano de 2019 e os Coliseus de Lisboa e Porto receberam duas noites em que Sam The Kid, Orelha Negra e Orquestra subiram ao palco para passar em revista parte da carreira do rapper de Chelas. Desde então, tem vindo a publicar pedaços de memória desses dois concertos. Primeiro «Retrospectiva de um Amor Profundo», depois «Hereditário», agora sai «Sangue», música especial e emotiva para o rapper, já que conta com a participação do avô de Sam The Kid.



No momento exato em que os ponteiros dos relógios se adiantavam uma hora, os Linda Martini lançavam um novo tema com o nome «Horário de Verão». «Fala sobre os dias que parecem meses de um ano engolido em seco. Suspenso, adiado, cancelado, encerrado», refere a banda. O tema foi escrito por André Henriques, um dos elementos dos Linda Martini. A produção é de Santi Garcia e Linda Martini. O vídeo foi realizado e editado por Ana Viotti.



«Conforto» é o mais recente single de Afonso Pais, que conta com a participação de Capicua. A canção fará parte do novo disco «O Que Já Importa». O tema conta ainda com os contributos de João Correia na bateria, João Hasselberg no baixo elétrico e Margarida Campelo, Maria Luísa e Nazaré Silva no coro. O videoclip tem a assinatura de Jep Jorba.



«Um Dia no Coreto» é o terceiro single e vídeo de «O Coreto», o novo álbum de Rogério Charraz, lançado no passado dia 26 de Março. Feito em parceria com José Fialho Gouveia, que assina todas as letras, e com Luísa Sobral, responsável pela produção musical, no processo de composição do álbum, os três passaram três dias em Alpalhão, num retiro criativo que serviu para ver de perto a vida numa aldeia do interior e para trabalhar uma a uma todas as canções e perceber o que cada tema pedia em termos de arranjos musicais.




«Lost» é o novo single de Trista que conta com a participação de Julinho KSD. Os dois elementos do coletivo Instinto26 juntaram-se neste som sem que o tivessem planeado. Um encontro casual no estúdio levou a este resultado, do qual também faz parte Fumaxa, na produção. O single sucede aos temas já anteriormente lançados, «Tou Bem Low», «Ghost» e «Neblina», e fará parte do álbum que Trista irá lançar em breve.



«Esperarei» é o mais recente single de Sofia Hoffmann que traz consigo convidados de luxo, com a produção do reconhecido pianista norte-americano John Beasley e participação de Gaurav Mazumdar, um dos maiores intérpretes indianos de sitar, discípulo de Ravi Shankar. O novo tema é o primeiro single de avanço do seu novo disco, que sucede ao álbum de estreia «One Soul».



No ano em que comemoram o seu 40.º aniversário, os Tarantula editarão a 1 de Maio pela Larvae Records o seu nono álbum, «Thunder Tunes From Lusitania». Foi já apresentado o primeiro videoclip do novo disco, o tema «Storm». Até à data de lançamento do álbum, serão apresentados novos temas.



Sreya celebra a primavera com o videoclip da «Canção do Desapego [No Calor], mais um tema retirado de «Cãezinha Gatinha», um disco marcado pela diversidade e consistência e pela tradicionalidade e modernidade.



«Redes Sociais» é o novo single do cantor e compositor Paulo Brissos. No tema, faz uma sátira às «redes sociais» e às novas profissões que surgiram com elas. Depois de uma conversa com os músicos da banda, e já durante a gravação do álbum, constatou-se que todos tinham alguma relação com esta realidade. «As plataformas digitais são agora para alguns a ilusão de uma forma fácil de ganhar dinheiro».



Depois de lançar «Certo ou Errado» no início de 2020, Inês Marques Lucas lança «Traz-me o Verão a Casa». Letra, música, produção e mistura, bem como captação do vídeo e edição do mesmo são da autoria da artista. O single é um reflexo dos nossos dias atuais em isolamento, no qual tudo o que desejamos é voltar às tardes de Verão à beira mar em total liberdade.



Pedro Camões (que ficou conhecido do grande público pela participação no The Voice Portugal em 2018) está de volta às edições musicais com o EP «Lovers». Já conhecido pelo seu trabalho no blues/rock pela voz rouca, o cantor já está a trabalhar no próximo projeto que conta com sonoridade mais r&b.



Rita Onofre lança «Talvez Tenhas», depois de ter lançado no ano passado os temas «Haja Sempre» e «Lugar Nenhum», e de ainda ter participado nos Inéditos Vodafone 2020 com a canção «ao pé de mim». «Talvez Tenhas» conta com produção de Choro, mix e master de Vítor Carraca Teixeira. O vídeo é da auotria de Luís Água. Pedro Ivan com Marta Oliveira Viana.


 

«Houdini» é o último single de Nameless do seu primeiro EP de originais «Nova Deli» e conta com a produção de Sam The Kid. A união dos dois artistas é muito esperada pela comunidade de fãs de Nameless, desde a sua última colaboração no tema «Narrador», presente no disco «Mechelas» de Sam The Kid. «Houdini» faz referência a Harry Huodini, ilusionista do século XIX.



Rui Pedro é um cantor e compositor natural de Ovar. Faz parte da equipa de artistas da Midas Music do produtor Rick Bonadio, e tornou-se no primeiro artista não brasileiro da produtora. O seu novo single «Porto de Abrigo» fala sobre as saudades de alguém que já partiu mas que, apesar de estar ausente fisicamente, se faz presente ao longo do tempo. Conta com direção artística de Rick Bonadio e Fernando Prado e produção musical de Andherson Miguez.



«Summer Salt» é o segundo avanço de «Film for Color Photos EP», o EP de estreia dos Hause Plants, com edição prevista para Maio de 2021. Escrita em finais de 2019, «Summer Salt» fala sobre vencer a monotonia do quotidiano e rasgar a rotina para ir atrás dos momentos de genuína felicidade. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»