Lançamentos da Semana: Carlos do Carmo, Yagmar, António Manuel Ribeiro, Andrage, Minta and the Brook Trout, Senhor Jorge, João Tamura e Beiro

No disco póstumo de Carlos do Carmo, «E Ainda», que terminou em vida, o fadista canta poemas de Hélia Correia, Herberto Hélder, Júlio Pomar, José Saramago, Vasco Graça Moura, Sophia de Mello Breyner e Jorge Palma. 
A criação da música ficou a cargo de António Victorino D'Almeida, Mário Pacheco, Paulo de Carvalho e José Manuel Neto. O disco surge oito anos depois do seu último álbum de originais, gravado em parceria com a pianista Maria João Pires.


Depois dos lançamentos dos singles «Judas», «Homem Severo» e «Coisas Más», os Yagmar lançam o seu primeiro longa duração «Homem Severo». 
Gravado em 2020 no meio de diversas peripécias e incertezas, a entrada do novo ano foi o mote para revelar este conjunto de oito temas, que se adequam ao estado de espírito vivido nestas terras, em tempos difíceis tão adequados a um homem severo.


António Manuel Ribeiro, fundador e eterno vocalista dos UHF, edita o seu novo disco a solo «As Canções da Casa Escura». O tema «Amor Perdi» serve de introdução.
No álbum, reúne «canções que fui guardando para o tempo certo, espécie de colheita em repouso, sem barrica de carvalho. [...] Juntei-as agora e adoro a sua coerência, vindas de diferentes ilhas da inspiração e dos episódios que vamos visitando nesta fisicalidade». 


Andrage são uma fusão de vários géneros e influências que vão desde as sonoridades ligeiras do jazz, passando pela energia que caracteriza o rock clássico. 
Depois dos singles «Getting Wild», «Sign» e «Stuck», lançam o seu disco homónimo, gravado e masterizado por Bruno Xisto no Black Sheep Studios em Sintra e é editado com o selo Throwing Punches.


«Demolition Derby», o quarto registo da banda Minta & the Brook Trout, começou a ser trabalhado ainda em 2018 e foi gravado em Dezembro de 2020. A produção é assinada por Francisca Cortesão e Mariana Ricardo, colaboração que se mantém intacta desde o lançamento do álbum homónimo em 2009.
Do alinhamento fazem parte oito temas inéditos, do qual já se conhece «Matador», o primeiro single lançado no passado mês de Março.


O lançamento do EP «Sr. Jorge» da banda musical Senhor Jorge surge de um encontro entre o Rui Sousa (Dada Garbeck), João Pedro Silva (The Lemon Lovers) e Gonçalo Alegre (Galo Cant'às Duas) com  Jorge Novo, sacristão, fadista por paixão e ex-lapidador de diamantes.
Neste EP temos ambientes sonoros contemporâneos, numa espécie de lamento musicado sobre um passado que já foi, sobre um presente de saudade e de desencanto, sobre o envelhecimento e a perda, as alegrias e as tristezas.


«Ossos de Prata» é o disco de estreia de João Tamura e Beiro. É um disco composto por 12 canções, sendo a última uma versão live de Bixho, primeira colaboração entre João Tamura e Beiro, agora revisitada, que conta com as participações vocais de xtinto, Pedra, Chek1, Keso, ZA e Maudito, e com as participações instrumentais de MVTILDE, Pedra, Holly e Catraio.
O disco é inteiramente captado por Beiro, também encarregue da sua mistura e masterização.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»