Videoclips da Semana: João Gil, Diogo Piçarra feat. Bispo, Jacinta feat. António Bastos, Luís Trigacheiro, Blaya, Valter Lobo, Al Mouraria, Achero, Marco Oliveira, Um Corpo Estranho feat. A Garota Não, Blunder, Noble, Iguana Garcia, Diana Lima feat. T-Rex, Basilda, Lon3r Johny, Duarte, Francisca Gomes, Tekilla, João Bota e Bateu Matou


Depois dos dois novos temas editados em 2020, «O Exacto Oposto» e «A Marcha da Polícia», João Gil lança «Quântica», o seu mais recente single. «A minha forma de expressão vocal, um posicionamento diferente a outra visão da mesma canção que o intérprete tem de ter para além do compositor. Foi isso que descobri durante a pandemia. Houve um clique. Há um espaço exterior a nós que está cheio de informações úteis em forma de aromas e sons, memórias, ruídos escutados ao longe. E se alcançarmos esse espaço conseguimos construir um Universo matemático, cheio de música», disse.



«Monarquia» junta Diogo Piçarra e Bispo, dois dos maiores nomes da pop e do hip-hop em Portugal. Diogo Piçarra refere que o tema «é o culminar de quase cinco anos de amizade com o Bispo, onde fomos partilhando muita história, muitas ideias e muita música». Na produção estiveram ainda D'Ay e Frankieontheguitar, que «conseguiram dar ainda mais vida às nossas palavras».



«Luna Bar» é o single do novo álbum de Jacinta  António Bastos. A ideia do álbum surgiu aquando do mais recente confinamento, com o intuito de fazer parte de uma campanha de crowdfunding a favor da União Audiovisual.



«Meu Nome é Saudade» é o single de estreia de Luís Trigacheiro, vencedor da última edição do programa «The Voice Portugal» da RTP1. O tema conta com letra e música de Bruno Chaveiro, João Direitinho, Diogo Lopes, José Ganchinho e Eduardo Espinho. O videoclip do single foi realizado por Filipe Costa Santos e produzido pela Shot and Cut Films.



Blaya lança o seu novo single «OK», sucessor de «Me Domina», lançado em Julho de ano passado. O vídeo conta com a participação de Carlão.  O tema conta com letra da autoria de Blaya. A música foi composta por Blaya e João Barradas e produzida por este último nos estúdios Panela Rec. O vídeo do tema foi realizado por Emerson Ferreira, com direção de fotografia de Bruno Gonçalves e Gonçalo Ferreira.



«Fado Novo» é o single de avanço de «Primeira Parte de um Assalto», o novo álbum de Valter Lobo. O videoclip, realizado por Mariana Vasconcelos, faz parte de uma série de nove vídeos, a totalidade do número de canções que compõem o álbum, que irão ser partilhados até à data de edição do disco (4 de Junho).



«Margarida Vai à Fonte» é o segundo tema do álbum «Com Vida» dos Al Mouraria editado recentemente. Para dar voz ao poema de Paulo Abreu de Lima, os Al Mouraria convidaram Filipa Sousa. O tema foi musicado por Valentim Filipe (guitarra portuguesa, acordeão e triângulo), contando ainda com a participação musical de Tiago Valentim na guitarra clássica e de Bruno Vítor no contrabaixo.



O rapper Achero acaba de lançar «Sky», um novo single que conta com produção de ZOO. Natural do Lumiar, Lisboa, Achero iniciou-se com 18 anos no mundo do hip-hop. Na altura mostrou uma letra a Lumiking, chamando desde logo à atenção, o que o levou até ao produtor ZOO, com quem começou a trabalhar na sua ainda curta carreira musical.



«Nenhum de Nós» é o primeiro tema que Marco Oliveira revela do seu novo álbum a editar em Maio pela Sony Music Portugal. Fadista e cantautor, move-se entre o fado e outros universos da música popular urbana, já que além de intérprete, é ainda poeta, compositor e instrumentista. No próximo mês de Maio irá lançar o seu terceiro disco, produzido por José Mário Branco (naquele que seria o seu último trabalho de produção).



«Mavorte» é o novo single de Pedro Franco e João Mota, dupla de Setúbal conhecida como Um Corpo Estranho, e conta com a participação da também setubalense Cátia Mazari Oliveira, responsável pelo projeto A Garota Não. A dupla refere que este é um tema pessoal que  nasce da análise de relações e vivências passadas, que fala de amor e de perdão mas também de auto-superação. O videoclip foi produzido por Souza Filmes e Garagem, com realização de António Aleixo.



«Ride» é o nome do novo single de BLUNDER, projeto embrionário do músico e multi-instrumentista João Costa, cujas canções navegam entre vários estilos/géneros, como o hip-hop, trap, soundcloud rap. emo rap e rock.



Noble está de regresso aos singles com o tema «Beautiful». Noble explica que a «inspiração surgiu durante o confinamento, numa fase muita frustração e incerteza. Um momento que acredito ter sido difícil para todos s nível pessoa. Esta música fala sobre pedir a alguém que nos ame nos nossos piores momentos, quando nem nós próprios conseguimos nos amos, porque, na verdade, esse amor pode ser a mão estendida que nos ajuda a levantar e voltar à luz».



«Matrix da Pátria», segundo avanço para o novo disco de Iguana Garcia, é uma ode às dissonâncias harmoniosas de uma pista de dança, música etérea num ensaio futurista, que vcada vez mais parece motivar o jovem lisboeta. «Ilha da Iguana», terceiro LP de originais de Iguana Garcia, será editado no primeiro semestre de 2021.



Após um ano desde o lançamento de «Bagagem» com Junior Lord, Diana Lima lança «Ainda Sinto», tema que conta com a participação especial de T-Rex. Este novo tema conta com produção de Frenkieontheguitar, D'Ay e Ivo Magic. O videoclip foi realizado por Tiago Plácido.



Basilda (anteriormente conhecidos como MEERA) avançam com «Me & You», o primeiro single sob identidade renovada. O tema é um hinoà pista de dança escrito numa fase em que a necessidade de interação humana atingiu picos nunca imaginados. Flutuando entre o g-funk e o nu disco, a house e o r&b, Basilda prometem trazer cor e alegria. O álbum chega este Verão.



Depois de «Stay Fly», Lon3r Johny revela «Zaza», segundo tema o seu mais recente EP intitulado «A Nave Vai em Tour», que teve edição marcada para o passado dia 23 de Abril.



«Mais do Mesmo» é o segundo single do novo álbum de Duarte, «No Lugar Dela» que fala sobre inquietação, uma mulher que «se questiona e que de alguma forma se deixa surpreender sobre o que está por detrás daquilo que lhe dão, daquilo que dá, daquilo que escolhe e daquilo que escolhem para si».


 

A cantora, compositora e guitarrista Francisca Gomes revela o videoclip do single «Vem Meu Bem», o tema de avanço do EP «Era Uma Vez», que conta com produção de João Só e com data de lançamento prevista para Setembro de 2021.



O rapper Tekilla lança o seu novo single «90's», tema de avanço do seu quarto álbum de estúdio, previsto sair em Junho pela mítica editora britânica BBE e que tem produção de Fred Ferreira (Orelha Negra, Buraka Som Sistema, Banda do Mar). O tema representa uma homenagem de Tekilla «a todos os que levaram o hip-hop aos walkmans, discmans, leitores de mp3, e hoje às redes sociais, plataformas digitais, às casas de todos em Portugal».



João Bota está de regresso à música com o single «O Que É Que Eu Fiz de Mal?», ausente do meio musical nacional desde a sua participação no programa «Operação Triunfo» da RTP1 em 2010. «Inicialmente foi algo propositado para me concentrar na minha carreira. Investi muito após a Operação Triunfo, quer financeiramente, quer mentalmente para que a minha carreira na música resultasse. Infelizmente, não correu tão bem como imaginava. No entanto, sabia que era uma questão de tempo até voltar. Não sabia era quanto tempo. Acabou por ser mais do que o que queria mas aconteceu naturalmente», referiu.




Depois de terem dado a conhecer o tema «Povo» com Héber Marques, o grupo Bateu Matou lança dois novos singles: «Clichê», que conta com a voz de Papillon e «Subi Subi» com a voz de Irma. Em antecipação do primeiro disco intitulado «Chegou», o trio composto por Ivo Costa, RIOT e Quim Albergaria lançam um single duplo para mostrar dois lados da mistura única de vida, identidade e ritmo do que compuseram, gravaram e produziram durante o confinamento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»