Videoclips da Semana: Bárbara Tinoco e Bárbara Bandeira, D'Alva feat. Cláudia Pascoal, Gisela João, Soraia Tavares, Teresinha Landeiro, Davide Lobão, Matilde Cid, Vaarwell, Tomás Branco, Waze, Gohu feat. Tainá, João Farinha, Lon3r Johny, Samuel Martins Coelho, Fado Malvado, Jazzy Moon, Lilith's Revenge, James dos Reis, Cancro, Diogo Abrantes, Chica e Nuno Cabral


«Cidade» é o primeiro single a ser revelado do EP de colaborações de Bárbara Tinoco. Com a participação de Bárbara Bandeira, este é um dos temas do EP que será apresentado na íntegra ao vivo no dia 29 de Abril no Casino Estoril. O single faz-se acompanhar de um vídeo gravado no Porto. 



Depois de revelado «Só a Pensar», o primeiro single do terceiro álbum de originais dos D'Alva, «Somos, a banda dá agora a conhecer mais uma faixa do disco. «Honesty Bar» é o tema junta as vozes de Cláudia Pascoal e de Alex D'Alva Teixeira no mesmo universo, numa canção enérgica, que vai obrigar o corpo a mexer.



Depois de «Louca» e «Já Não Choro Por Ti», Gisela João lança «Canção Ao Coração», o terceiro e último single do seu novo álbum, «AuRora», sucessor de «Nua» (2016) e «Gisela João» (2013). O vídeo foi filmado em São Paulo, Brasil, e encerra a trilogia de canções e respetivos vídeos que, juntos, formam uma curta-metragem.



«A Beleza Vai Mudar o Mundo» é o primeiro tema original da cantora e atriz Soraia Tavares. Esta canção é um contributo social para a «construção de um mundo mais tolerante» e revela Soraia Tavares enquanto letrista (numa parceria com LEFT) e compositora, trabalho que desenvolveu em conjunto com João Repolho, Tainá e LEFT.



«Amanhã» é o nome da nova canção de Teresinha Landeiro que fará parte do próximo álbum «Agora», com edição marcada para 30 de Abril. O tema conta com letra da própria fadista, é acompanhada por André Ramos e Francisco Gaspar, além do autor da música, Pedro Castro. O vídeo foi realizado por João Pedro Moreira.



O músico do Porto, Davide Lobão, lança o seu novo single «Roma». Após o lançamento do álbum «Na Volta» em 2015, a voz d'O Bisonte e de Granada volta às edições com uma música produzida em conjunto com o músico/produtor da Monster Jinx, Raez.



Matilde Cid lança o segundo single, «Toca Para Mim» do seu primeiro álbum «Puro», com letra sua e música de Martinho D'Assunção (Fado Faia). É acompanhada na guitarra portuguesa por Bruno Chaveiro, na viola de fado por Bernardo Viana e no baixo Francisco Gaspar. 



Vaarwell, o duo português de indie-pop, sediado em Londres, apresenta o vídeo de «Tomorrow», o novo single da banda. É mais um tema de avanço de «Consume & Grow», EP com data de estreia prevista para Maio de 2021.



Tomás Branco, de 25 anos e natural de Torres Novas, acompanha desde 2016 em palco e estúdio, artistas como Pedro de Tróia, Manuel Fúria e Os Capitães da Areia. Lança «O Nosso Lar» como ponto de partida para a sua carreira a solo, com direito a videoclip produzido pelo Aquário Clube.



«Pray'n» é o primeiro single do novo EP de Waze para 2021 e marca o primeiro capítulo daquele que será o projeto mais pessoal e introspetivo do artista até à data. A música conta com a participação de Tiller e o videoclip marca a linhagem do EP e assinala o começo desta nova jornada.



No Brasil está o português Gohu. Cá em Portugal, a brasileira Tainá, que recentemente participou no Festival da Canção. Encontraram-se os dois numa esquina da Internet para interpretar este novo single, «Nesga de Sol», num abraço transatlântico. No videoclip (dirigido por Ricardo Nilsson e Artur Carvalho), avatares dos dois saem pelas ruas de Lisboa para abraçar estátuas, como a de Camões, Fernando Pessoa e o Cristo Rei.



Depois de «Confinado», «Solto» é já o quarto videoclip lançado do último disco de João Farinha, de Dezembro de 2020, e ilustra o regresso às rotinas do dia-a-dia. Contando com letra de José Rebola (Anaquim) e música de Diogo Passos, que também assume a viola, «Solto» teve ainda a participação de Hugo Gamboias na guitarra portuguesa, Ricardo Melo no baixo e Quiné na percussão.



Lon3er Johny está de regresso com o single «Stay Fly». O tema fará parte do próximo EP do artista, intitulado «A Nave Vai em Tour», com data de edição para 16 de Abril e conta com a produção de Enigma Beats em junção com a 808 music e a mix e e masterização de Charlie Beats.



Chega agora o segundo single para o novo disco de Samuel Martins Coelho. «Cura», tema homónimo do álbum, articula violino e guitarra abrindo portas a um novo capítulo de um disco que resume a aprendizagem e evolução interior do músico depois de «bater de frente com uma parede criada pela mente».



O Fado Malvado é o nome do novo projeto de originais dos músicos António Justiça (voz e guitarra), Davide Amaral (guitarras) e Filipe Ricardo Silva (acordeão). O trio prepara o seu primeiro álbum de originais, para ser lançado este ano e conta com a participação de Quiné Teles na bateria e percussões. O primeiro tema apresentado chama-se «O Tempo», com música do trio e letra de Dénis Conceição.



Jazzy Moon lança-se este ano com o seu primeiro EP, «If You Were Listening». O single de apresentação, «Bulletproof», leva-nos numa viagem melodiosa onde uma voz suave nos fala de verdades duras e corações partidos. O videoclip foi produzido pela produtora ZOF e realizado por Ricardo Figueiredo e Pedro Valdjiu.



Surgiram em 2020 e depois do single de estreia nesse ano, os Lilith's Revenge regressam agora com o terceiro single, «Queendom». O tema dá continuidade à temática que serviu como linha de orientação aos singles anteriores: o empoderamento feminino. A banda procura, através da música, lutar contra a opressão, discriminação de género ou a violência física e psicológica.



«Pila Badju» é o novo single de James dos Reis que sucede a «Whatever», «Toma» e «E Quê?» e foi produzido pelo músico e produtor seis. «Pila Badju» (crioulo) significa dançar sem nenhuma habilidade em particular, mas com prazer. James dos Reis refere que este novo tema surge «com necessidade de dar esperança e superar as coisas menos boas que vivemos».



É lançado o último single para «+»m álbum de estreia dos Cancro, o trio composto por Tiago Lopes, José Penacho (Marvel Lima e Riding Pânico) e Fabio Jevelim (Paus e Riding Pânico). «Show do Homem Verdadeiro» volta a ficar pé no grito punk de crítica mordaz que o coletivo tem vindo a explorar a uma sociedade adormecida, entre a televisão e o feed do telemóvel.



«Onde Sempre Quis» é o novo tema de Diogo Abrantes, que conta com letra e composição do próprio. A produção é de Diogo Costa e Miguel Valente. O novo single, que conta com Rafael B. Pereira no violino, foi mixado e misturado por Diogo Costa e Miguel Valente no MLN Studios e sucede a «Olhos nos Olhos», tema lançado em Dezembro do ano passado.



«Brincar com o Cão» é o primeiro single de Chica, escrita no seguimento dos protestos após o despejo de pessoas em situação de sem-abrigo, pobreza ou precariedade, do SEARA - Centro de Apoio Mútuo de Santa Bárbara em Arroios. Uma canção de intervenção que denuncia a precariedade e a complacência das autoridades face às injustiças cometidas. 



Nuno Cabral iniciou o seu percurso musical desde muito cedo. Em 2014 decidiu afastar-se dos covers para se iniciar na composição dos seus próprios temas. Nesta fase, passou a atuar em formato acústico a solo, tendo apresentado os seus primeiros originais em palcos como os dos festivais «Jardim Sagres Fest» (2015) e «Tremor» (2016). «Rush» é o seu primeiro single.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»