Videoclips da Semana: Rão Kyao, Bispo feat. D'Ay, Joana Alegre, Kamala feat. Blaya e Phoenix RDC, A Garota Não, The Happy Mess, Mirai feat. Domi, Inês de Vasconcellos, Deezy feat. Ivandro e Nayr Faquirá, Jónatas Pires, Lhast, SAL, Lua e Jasmim, Subtil, La Guatemala, Império Pacífico, Senhor Jorge, Jorge Ferraz, Mafia 73 e Bicho Carpinteiro


«Vaishnav Jan to Tene Kahiye Je» é a canção que deu origem a «Gandhi - Um Português Homenageia Gandhi», o novo álbum de Rão Kyao a ser editado a 14 de Maio e que nasceu de um desafio lançado pelas entidades oficiais da Índia a 124 países, para reinterpretar um tema que Gandhi muito amava. Cada um destes países teria de escolher um músico que recriasse «Vaishnav Jan te Tene Kahiye Je», que se foi transformando num hino para todos os indianos.
É este tema que surge agora como segundo single de apresentação do álbum, e que constitui o ponto de partida para Rão Kyao redescobrir a figura de Gandhi e criar o seu tributo, num trabalho que é um ponto de encontro da ligação de Portugal à Índia.



No dia em que celebrou 29 anos, o rapper Bispo lança «Certezas», mais um novo tema que fará parte de «Mudanças», EP colaborativo de Bispo com D'Ay, a ser editado durante este ano de 2021. «Certezas» conta com letra de Bispo, produção de D'Ay e Frankieontheguitar. O tema, que sucede a «Pedro, o primeiro do EP a ser revelado, conta ainda com a participação de Miguel Leitão no saxofone.



Joana Alegre edita o vídeo oficial do tema que levou ao Festival da Canção 2021, «Joana do Mar», tema com letra e música da intérprete e que se classificou em sétimo lugar. A produção do vídeo ficou a cargo de Luísa Sobral, que teve além de Joana Alegre na voz e ukelele, Emiliana Silva nos violinos, Sara Vidal na harpa, Mário Delgado nas guitarras, Vicente  Palma no piano e hammond, Carlos Miguel Antunes na bateria e percussão e Nuno Gonzalez no baixo.



«Dica» é a primeira amostra da nova vida de Kamala, em colaboração com Blaya e Pheonix RDC, que é também o seu cartão de apresentação enquanto produtor e artista em nome próprio. «A ideia é criar cenários musicais improváveis, com artistas que admiro e com os quais gostava de trabalhar, com a mais valia de muitos deles serem meus amigos», avança Kamala.
Em «Dica» surge, por um lado a energia afroeletrónica e o poder funk de Blaya, por outro, surge o hip hop de Phoenix RDC.



A Garota Não apresenta o seu novo single «Mediterrâneo». Em 2020 apresentou-se ao vivo em concertos como o de apresentação no CCB ou no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal. Foi neste concerto apresentado em Novembro de 2020, que Cátia Mazari Oliveira, mais conhecida como A Garota Não, apresentou o seu tema «Mediterrâneo» com a participação especial da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. O resultado é agora revelado no videoclip do tema.



«Perder o Pé» é o novo single dos The Happy Mess e antecipa o quarto álbum da banda, com edição agendada para o final do Verão. O tema, com letra do escritor e Prémio Saramago, Bruno Vieira Amaral, fala da opressão, do rolo compressor da sociedade individualista e narcisista. O vídeo foi realizado por Sérgio Dias Santos.



Depois de ter revelado, logo nos primeiros dias de 2021, o single «Froid» (produzido por Nedved), Mirai está de volta com um novo single, em parceria com o rapper Domi, intitulado «Toque». O vídeo oficial resultou num trabalho realizado por Cheezy Ramalho. 
O single sucede ainda ao single «Alma Congelada», que deu origem a uma colaboração com o designer João Magalhães, tendo Mirai criado não só um tema que serviu de banda sonora à coleção Primavera/Verão 2021 do designer no seu desfile da Moda Lisboa, como vestiu algumas das novas peças do estilista, com um visual surpreendente.



O segundo single do álbum de estreia de Inês de Vasconcellos, «Estou Bem», um fado extrovertido, alegre e descontraído, num videoclip que retrata o confinamento de um apartamento em Lisboa. Apesar desta aparente «clausura», os versos de Capicua dizem-nos que podemos sempre retirar algo de positivo do que a vida nos oferece, mesmo estando sozinhos em casa.
A canção resulta de uma parceria entre a cantora/autora/compositora portuense e Ricardo Cruz, baixista e produtor de «Amplexo». 



Deezy lança «Não Me Enganas», tema que faz parte do EP «+ Do Mesmo - Parte 1». Com nove temas, o EP é uma viagem que conta a história do rapper Deezy e inclui várias participações de relevo, tais como Ivandro, Edgar Domingos, Sacik Brow, Phoenix Rdc e DJ Fifty. Destacam-se ainda as participações especiais de figuras da rádio, como Yolanda Tati, do desporto, como William Carvalho e da comédia, como Gilmário Vemba.



Não escondendo o seu carácter biográfico, Jónatas Pires dá a conhecer o novo single do seu primeiro trabalho em nome próprio, «Terra Prometida», que sucede a «Eu Só Preciso» publicado em Novembro do ano passado. O tema conta com vídeo de Tiago Brito e com um guião concebido em parceria, Tiago e Jónatas transportam-nos à geografia da canção através de um «vídeo andante» em que a montagem reforça a energia musical da canção.



Lhast lança novo single «Bossy», com a produção de Mizzy Miles e mistura e masterização de Charlie Beats. No vídeo que acompanha o tema, Lhast aposta numa estética visual muito própria, tendo sido gravado com uma câmara antiga graças à qual se obtém o efeito VHS com grão e textura e que lhe confere uma vertente mais nostálgica. A história é focada no lifestyle deste alter ego «Bossy».



Os elementos da banda SAL encontraram-se em Diabo na Cruz, em que durante mais de dez anos foram responsáveis por boa parte da sonoridade da banda. À bateria de João Pinheiro, à voz e à braguesa de Sérgio Pires, ao baixo de João Gil e às guitarras de Daniel Mestre, juntam-se os teclados de Vicente Santos.
Lançam agora o single de estreia, «Passo Forte», que fará parte do também disco de estreia dos SAL e que será lançado este ano, tendo sido preparado durante o último ano e meio.



Lua é cantora e atriz, Jasmim é músico e compositor. Ela estuda teatro, ele estuda composição de música para filmes e videojogos em Londres. Da amizade nasceu uma grande empatia artística entre ambos. Juntaram-se e começaram a compor e a produzir canções. 
Lançam agora «Se o Tempo Ouvisse», no seguimento de «Só a Ti», single lançado no final do ano passado. Ambos os temas fazem parte de um lote de canções do álbum «Longe» com edição prevista para este ano.



«Sobre Amor» é o novo tema original de Subtil, depois do lançamento do álbum «C'Alma» no início do ano. O single conta com a participação especial da voz de Druh AM. O videoclip ficou a cargo de Thomas Carmo.
«Sobre Amor» foi produzido entre os estúdios tuff em Lisboa e os estúdios Kimahera no Algarve. Conta com a participação do guitarrista Vasco Barreiros, o baixista César Correia e o baterista Pedro Rodrigues.



Os La Guatemala, projeto musical underground pop de Lisboa, está a preparar o lançamento do seu primeiro álbum. O single de avanço intitula-se «Cristal». Gravado em Caxias, Oeiras, o vídeo nasceu da vontade do grupo em lançar um tema alto-astral para os primeiros dias da Primavera.
O álbum de estreia dos La Guatemala já tem nome, «Resvés Campo do Beat» e será lançado ainda em 2021, sucedendo ao EP «Clássico (2018), que marcou a estreia do projeto.



Foi já lançado «Singapura», o primeiro tema de «Flagship», segundo longa duração de originais dos Império Pacífico. O single sai acompanhado de um vídeo realizado pelo Coletivo Colinas e conta com as colaborações de Bitrot e Noiva. O LP será composto por seis temas e tem edição marcada para dia 7 de Maio.



O lançamento do EP «Sr. Jorge» da banda musical Senhor Jorge surge de um encontro entre o Rui Sousa (Dada Garbeck), João Pedro Silva (The Lemon Lovers) e Gonçalo Alegre (Galo Cant'às Duas) com  Jorge Novo, sacristão, fadista por paixão e ex-lapidador de diamantes. A banda assinalou o lançamento com o novo single e videoclip, «Palhaço».



Jorge Ferraz, músico e compositor de vanguarda, editou o seu mais recente single «Sinfonietta Kids», um primeiro avanço para o álbum «Colonial Wars» a sair no início de Maio. 
Sobre o single, afirma que é «uma espécie de epopeia infantil de guitarras-noise reverberantes em diálogos esvoaçantes e com uma bateria esparsa sobressaltada por rápidos e densos breaks. É a banda sonora para um ataque de drones pestíferos e de borboletas estranhas numa futura qualquer guerra colonial».



«Nuvem» é o novo single de Mafia 73. O grupo da linha de Sintra regressa após o EP «LIFE.» lançado há um ano. O instrumental, mix e master ficaram a cargo de T-Rex. Mafia 73 é um coletivo composto por T-Rex, DVK, Demme, Kush e Pimp William, formado em 2015 dentro da label BandoMusic.



Composto por Vasco Ribeiro Cascais e Rui Rodrigues, o projeto Bicho Carpinteiro lança o seu tema de apresentação, «Fado Beirão», um fado instrumental composto pela dupla e tocado na viola Beiroa e na viola Braguesa, dois instrumentos tradicionais que não costumam estar ligados ao fado tradicional. Misturam rock instrumental, folk, vira, chula e eletrónica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»