Dez canções portuguesas e seus intérpretes entre finalistas de prémio galego aRi[t]mar

Dez cantores e bandas portuguesas, a par de outros tantos da Galiza, foram escolhidos para a votação final do certame aRi[t]mar, da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, anunciou a organização.

Ana Bacalhau, Bárbara Tinoco, Carlão, Cláudia Pascoal, Dino D'Santiago, FUGA, Miguel Araújo, Os Quatro e Meia, Pedro Abrunhosa e Tatanka foram os artistas portugueses escolhidos, enquanto os galegos foram Baiuca, Guadi Galego, Mercedes Peon & Streicherensemble der Augsburger Philharmoniker, MJ Pérez, Néboa, Os d'Abaixo, Pauliña, Ukestra do Medio, Uxía & Sérgio Tannus e Xoana.

As bandas e cantores que vencerem atuarão na Gala de Prémios aRi[t]mar, a realizar no último trimestre deste ano. A votação está também aberta ao público através do site do aRi[t]mar, que se candidata ainda ao sorteio de um lote de livros.

As canções portuguesas pré-selecionadas para esta edição são «Memória» de Ana Bacalhau, «Outras Línguas» de Bárbara Tinoco, «Assobia para o Lado» de Carlão, «Quase Dança» de Cláudia Pascoal, «Kriolu» de Dino D'Santiago com Julinho KSD, «Nós» de FUGA e Beatriz Nunes, «A Incrível História de Gabriela de Jesus» de Miguel Araújo, «Bom Rapaz» de Os Quatro e Meia e Carlão, «Tempestade» de Pedro Abrunhosa e Carolina Deslandes e «Estrelas» de Tatanka e Carolina Deslandes.

Quanto às canções galegas, estão pré-selecionadas para este ano «Adélia» de Baiuca e Haema, «Cólico» de Guadi Galego, «Marabilla» de Mercedes Peon & Streicherensemble der Augsburger Philharmoniker, «Falan de Ti» de MJ Pérez, «Coidar Dunhas Colmeas» de Néboa, «Pasei Pola Túa Porta» de Os d'Abaixo, «Vento» de Pauliña, «As Chaves do Inferno» de Ukestra do Medio, «Festa e Fe» de Uxía & Sergio Tannus e «Anceios» de Xoana.

aRi[t]mar é um projeto didático e cultural da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, pertencente à Conselharia de Cultura, Educação e Ordenação Universitária da Junta de Galiza, destinado a divulgar a música e a poesia galego-portuguesa atuais e a aproximar a cultura e a língua dos dois países.

Com organização da Equipa de Dinamização da Língua Galega, e dos Departamentos de Galego e de Português, da Escola, durante o ano letivo são trabalhados de forma didática os textos e as músicas e, posteriormente, são escolhidas, mediante votação online, as melhores canções e poesias editadas na Galiza e em Portugal, no ano anterior.

No outono, os cantores, grupos e poetas vencedores participam numa gala de entrega de prémios, em Santiago de Compostela.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»