Morreu Joel Pina, mítico viola baixo de Amália Rodrigues
O músico Joel Pina, 100 anos, que foi viola baixo de Amália Rodrigues, morreu esta quinta-feira, em Cascais, onde se encontrava hospitalizado, disse à Lusa a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira.
Joel Pina, que acompanhou vários intérpretes portugueses e diferentes gerações do fado, como Maria Teresa de Noronha, Teresa Tarouca, Tony de Matos, Max e Tristão da Silva, completaria 101 anos na próxima quarta-feira.
O músico foi homenageado no passado mês de Setembro, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, num concerto que contou com as participações, entre outros, de Ana Sofia Varela, Camané, Joana Amendoeira, João Braga, Jorge Fernando, Katia Guerreiro, Maria da Fé, Mariza, Gonçalo Salgueiro, Mísia, Teresa Siqueira, Lenita Gentil, Pedro Moutinho ou Rodrigo e ao qual assistiu o primeiro-ministro, António Costa.
«Ao longo de décadas sucessivas e durante cerca de 80 anos de vida artística, Joel Pina contribuiu e protagonizou alguns episódios do maior significado para a história do Fado. Teve, entre outros, um contributo determinante para a consagração do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO). Com Amália Rodrigues, que acompanhou em palcos e gravações ao longo de 29 anos, levou o Fado ao mundo», pode ler-se na página oficial do Facebook do Museu do Fado.
Comentários
Enviar um comentário