Próximos concertos da Orquestra Sinfónica Portuguesa vão ser transmitidos online


A Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) vai transmitir online os seus dois próximos concertos, através da rede social Facebook e da plataforma Youtube, segundo anunciaram os serviços do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC).

As transmissões online inserem-se na iniciativa «São Carlos volta a sua casa», com programações a transmitir às sextas-feiras às 21h00 e aos domingos às 16h00. Refira-se que o concerto de abertura da temporada foi transmitido online no passado dia 27 de Janeiro.

O concerto do próximo domingo reúne a soprano Ana Quintans, o barítino Luís Rodrigues e a maestrina titular da OSP, Joana Carneiro, em torno de Gustav Miller. Dois dias antes, são os 265 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, em 27 de Janeiro de 1756, em Salzburgo, que constituem o motivo da celebração.

Este concerto da OSP, inteiramente dedicado a Mozart, conta com o violinista Hugues Borsarello e o violetista Gérard Caussé, como solistas, o maestro Pedro Neves na direção, e será transmitido na próxima sexta-feira às 21h30.

O programa inclui o Concerto n.º 4 em Ré Maior, para violino e orquestra, composto em 1775, e a Sinfonia Concertante em Mi bemol Maior, para violino, viola d'arco e orquestra, composta em 1779, durante uma digressão europeia de Mozart.

O outro concerto, no próximo domingo, às 16h00, apresenta, em versão de câmara, o ciclo de canções «Des Knaben Wunderhorn» («A Trompa Mágica do Rapaz» em tradução literal) de Gustav Mahler, sob a direção de Joana Carneiro, com os cantores Ana Quintans e Luís Rodrigues.

«Des Knaben Wunderhorn», explica o TNSC, «é o título de uma coletânea de poemas que inspiraram Gustav Mahler durante grande parte da sua vida», incluindo-os em vários ciclos, nomeadamente este grupo de doze canções para soprano ou barítono.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»