Videoclips da Semana: Rui Massena, João Só, Filipe Pinto, Orelha Negra feat. A Garota Não, Julinho KSD, José Gonçalez e Pedro Jóia, Zé Tó Lemos, Francisco Sequeira, Kiko & the Blue Refugees, Malú Garcia, The Treehouse Experience, y.azz x b-mywingz, Nanook, António Bastos, Luís Peixoto, Comitiva Charlie, BIÉ e O Gajo


Rui Massena acaba de revelar o seu novo single, «a song», que faz parte do próximo EP do músico, intitulado «20PERCEPTION», que conta com o selo da Seutsche Grammophon. O vídeo foi filmado pelo próprio músico. 



Num ano que se prevê de grandes desafios, João Só prepara vários lançamentos. «Quem Diria» é a canção que marca o arranque de 2021 para o cantor e compositor. Sobre esta nova canção, João Só refere: «As coisas que fui sonhando, as várias vidas possíveis que imaginei, acabaram por se transformar num sonho muito maior. Esta é uma carta de amor à minha mulher Mafalda que me deu tudo o que eu mais queria, sem sequer sonhar que era possível».



Depois de parte do seu novo disco «Telhados de Vidro» ter sido roubado, Filipe Pinto resolveu transformar toda a carga negativa desse acontecimento em algo positivo: além de lançar um documentário em homenagem ao arquipélago dos Açores, apresenta ainda o seu novo single «Vassalo», projeto no qual a natureza e lado selvagem da ilha de São Miguel se tornam num só com a sua música.



Continuando o conceito de mixtape, onde dão uma nova abordagem a músicas já editadas no álbum homónimo lançado em 2017, os Orelha Negra apresentam agora «Ready (Mulher Batida» com a participação de A Garota Não. O vídeo acompanha a pintora Mázinha a criar uma obra de raiz, em formato live painting. 



«Mistura» é o novo single de Julinho KSD que conta com Here's Johny na masterização e DirtyDoc (Fumaxa, Migs e Rubik) na produção. Este novo tema fará parte do álbum de estreia de Julinho KSD, com data de edição prevista para este ano.



«O Plural de 1» é o segundo single retirado do álbum «30 Anos Depois» de José Gonçalez, que assinala 30 anos de carreira do artista que, neste tema, se juntou ao músico Pedro Jóia. «O Plural de 1», com letra e música de José Gonçalez, provoca os tempos difíceis com uma mensagem de esperança e de amor.



O primeiro álbum de Zé Tó Lemos, «Sense of Peace» revela com intimidade o lado mais emocional e sensorial do compositor. O álbum retrata o crescimento artístico e pessoal do músico, tendo em conta a sua força de vontade e positividade que se sobrepôs a um mundo caótico. «Alone» é o single de avanço.



Francisco Sequeira lança «Só Tu», single de estreia escrito pelo próprio. A produção do tema ficou a cargo de João Gaspar e Boundless Studios. O vídeo do tema conta com realização, edição e correção de cor, produção e direção de arte por Joana Sequeira (art.bythetouch).



Kiko & the Blue Refugees é um supergrupo formado por músicos experientes e conceitutuados do panorama nacional: o músico, compositor e produtor Kiko Pereira junta uma equipa de excelência como António Mão de Ferro (guitarras), Jorge Filipe Santos (teclados), Carl Minnemann (baixo) e João Cunha (bateria). 
O single «Giver» é a primeira amostra do primeiro álbum. O vídeo é da autoria de Kiko Pereira e Anabela Trindade e conta com a colaboração de algumas «mãos» famosas: desde Rui Reininho, Selma Uamusse, Helder Reis, Peter Eldridge, Fernando Martins, entre muitos outros.



«Lágrima D'Vinho» é o segundo single da violinista Malú Garcia que fará parte do álbum de originais que será editado em breve, onde foi acompanhada por Pedro Baião no piano, Sebastian Scheriff na percussão, Ricardo Marques no contrabaixo e Bernardo Romão na guitarra portuguesa. O tema foi escrito por Pedro Baião, pianista e compositor português.



Os The TreeHouse Experience deram os primeiros passos em 2017, surgindo como um projeto nacional de indie rock. Ainda nesse ano deram os primeiros concertos maioritariamente constituídos por covers. Após algumas mudanças na formação no ano de 2019, 2020 foi um ano de gravação e 2021 iniciar-se com o lançamento dos The TreeHouse Experience de «cara lavada» com o single/vídeo «Right».



«Too Far» é o novo single que antecipa o lançamento do álbum de estreia da dupla y.azz e b-mywingz, com edição agendada para Março de 2021. Este single junta-se a «dis/clousure» e «Did It All Again» na lista de temas que esta dupla tem vindo a apresentar desde o ano passado.
«Too Far» é uma canção sobre superação, sobre conseguirmos ultrapassar obstáculos que a vida nos colocam em momentos mais baixos.



«Eu Ontem Vi-te» é o novo single de Nanook. A música assenta num poema do conhecido poeta português Ângelo de Lima com composição musical de Tércio Freire. A produção esteve a cargo do músico Vítor Bacalahau e conta com a participação de Carolina Fonson nas vozes. O vídeo foi gravado no Salão Nobre do Clube Farense.



«Leva-me Alto e Bom Som» é o novo single de António Bastos, que nos conduz a um delírio sonhador. O tema vem acompanhado de um videoclip da Casota Collective, que dá imagem a um universo paralelo, inspirado na estética de Emir Kusturica. 
Depois de «Sal» chegar ao número 16 do top da Traxsource, o músico e compositor lança o seu segundo trabalho cantado em português, onde as melodias eletrónicas são novamente acompanhadas da clássica e intemporal guitarra portuguesa.



Luís Peixoto apresenta mais um tema do novo disco «Geodesia» que será editado a 5 de Março. A fazer jus ao nome, o novo single «Going Over Distance» é a música que melhor ilustra a viagem sonora do novo trabalho de Luís Peixoto, uma vez que faz a ponte entre Portugal e a Finlândia com a colaboração do violinista Esko Järvelä, membro do grupo Frigg.



Os Comitiva Charlie acabam de lançar a música «Vozes Canibais», que chega às redes sociais acompanhada por um videoclip. Pela primeira vez, a banda assume um cariz mais político na sua mensagem, tecendo críticas à classe política portuguesa.



«Always North» é um tema que integra o último álbum de BIÉ, «Space Inside Space», editado em Agosto de 2019. Com vários novos temas para apresentar em 2021, BIÉ resgata «Always North» com um videoclip especial, captado pelas lentes de André Macedo, aquando da gravação do álbum nos Estúdios Sá da Bandeira (Porto) em 2018. 
O olhar sobre o quotidiano da vida citadina, agora interrompida, e sobre a memória dessa normalidade olhada com um sentimento saudosista mas aliado a um sentimento de motivação.



«Electro Santa» é o primeiro tema de avanço do novo disco «Subterrâneos» que é editado a 15 de Março de 2021 pela Rastilho Records. Tem como inspiração o texto do portuense Artur Rockzane, «Soror Messalina» e a história psicadélica da Monja do Caos na sua intermitência entre a devoção e o pecado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos

Mais de 450 músicos e autores portugueses subscrevem texto «Mais Música Portuguesa na Rádio»